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Validação de conteúdo da Caderneta de Orientação e Acompanhamento Pós-Acidente Vascular Cerebral

RESUMO

Objetivos:

prover fontes de evidências de validação de conteúdo para a Caderneta de Orientação e Acompanhamento Pós-Acidente Vascular Cerebral.

Métodos:

abordagem quanti-qualitativa, utilizando duas rodadas do método Delphi e análise de conteúdo. O Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde foi enviado para 53 juízes independentes. Considerou-se um Índice de Validade de Conteúdo acima de 0,90.

Resultados:

dos 14 enfermeiros que participaram, 64,3% têm experiência com atendimento a Acidente Vascular Cerebral, 35,7% com atenção primária e 64,3% com produção de material educativo. Na análise de conteúdo, as sugestões dos juízes foram estratificadas em quatro categorias: conformação, objetividade, precisão e percepção do material. Foram realizadas alterações ortográficas nas imagens, adição de escala de funcionalidade, adequação de termos técnicos e linguagem. O Índice de Validade de Conteúdo na segunda rodada demonstrou concordância de 0,97.

Conclusões:

a caderneta apresentou fontes de evidências de validade de conteúdo satisfatórias.

Descritores:
Acidente Vascular Cerebral; Enfermagem em Reabilitação; Estudo de Validação; Educação em Saúde; Promoção da Saúde

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