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Tangenciamento e multifatorialidade da violência contra o docente: nuances vivenciadas na prática pedagógica em saúde

RESUMO

Objetivo:

identificar fatores que levam o professor a experienciar violência na prática pedagógica em saúde.

Método:

pesquisa de abordagem qualitativa ancorada no referencial da Teoria Fundamentada nos Dados com 11 docentes do curso de Enfermagem de uma universidade pública da região central do Brasil em 2020 e 2021. Entrevistas semiestruturadas online foram analisadas parcialmente à luz da Teoria Fundamentada nos Dados Construtivista.

Resultados:

fatores que levam os docentes a experienciar a violência são caracterizados por cultura institucional, gênero, percepção de violência pelo docente e gatilhos que ensejam os estudantes a praticarem violência. Origem social convertida em desigualdades desencadeia posições de dominação e, consequentemente, constitui-se em terreno fértil para a violência.

Considerações finais:

analisando a violência sob os fundamentos de Pierre Bourdieu, percebe-se que a violência de alunos contra professores merece pedagogicamente reflexões sobre os relatos contidos nas entrevistas. Contudo, faz-se necessário perpassar tais discussões como pano de fundo nos palcos de ensino.

Descritores:
Violência; Docentes; Saúde; Universidades; Violência no Trabalho

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