Público
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Estudantes de Enfermagem |
Conhecimento prévio do aprendiz
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Habilidades no cuidado ao paciente com suspeita de sepse |
Objetivos de aprendizagem
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Primário: reconhecer o risco de sepse e tomar decisões. Secundário: coletar dados a fim de identificar o paciente com suspeita de sepse; comunicar-se efetivamente com o paciente e seus familiares em busca de sinais e sintomas sugestivos de sepse; ao suspeitar de sepse, abrir protocolo e acionar equipe médica; realizar e priorizar atendimento de enfermagem. |
Tempo de simulação
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Briefing: 5 minutos; Cenário: 15 minutos; Debriefing: 30 minutos |
Recursos humanos:
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Três monitores para assumir os seguintes papéis: paciente simulado (sala de comando do simulador de alta fidelidade); médico que aparecerá ao ser solicitado pelo enfermeiro; filho do paciente; dois docentes facilitadores com experiência ou capacitação em simulação. |
Recursos materiais/ equipamentos
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Cama hospitalar com grades laterais, roupa de cama, travesseiro, régua de gases, mesa auxiliar, escada de dois degraus, camisola hospitalar, papagaio, suporte para soro, lixo infectante, carrinho de emergência lacrado, luvas de procedimento e estéreis, antissépticos, equipamentos de proteção individual, gazes, bandeja de inox, soluções fisiológica, glicosada e ringer lactato, agulhas (40×12; 30×7; 13×45 mm), seringa heparinizada, seringas (3, 5, 10, 20 mL), equipo de soro e conector de duas vias, rótulo para identificação do soro, fita microporosa hipoalergênica, torniquete, cateter flexível para punção venosa (no 20, 22), filme transparente, sachê de álcool a 70%, antibiótico e analgésicos, frascos para hemocultura, tubos para coleta de sangue, kit para sondagem vesical de demora, eletrodos, monitor multiparamétrico, estetoscópio, esfigmomanômetro, oxímetro de pulso, cateter nasal de oxigênio tipo óculos, umidificador de oxigênio, água destilada, manequim simulador de paciente de alta fidelidade. |
Documentação
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Prescrição médica, registro de enfermagem, folha com resultados laboratoriais: glicemia: 90 mg/dL (VR: 65 a 99 mg/dL); leucócitos: 25.100/cél.mm3 (VR: 5.000-10.000 mm3); lactato: 2,5 mmol/L (VR: 0,3-2,4 mmol/L); exame de imagem com laudo (tomografia de abdômen): ascite de moderado volume e densificação dos planos adiposos peritoneais (processo inflamatório); esplenomegalia. |
Preparo do cenário
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Tema: Sepse com foco abdominal. Fidelidade do cenário: alta fidelidade. Caracterização dos atores/colaboradores: simulador de paciente de alta fidelidade Laerdal SimMan® Traditional, caracterizado com vestimenta adequada ao ambiente hospitalar (camisola com abertura para as costas); filho do paciente (monitor com calça jeans e camisa de manga curta); médico (monitor com calça jeans, camisa de manga curta e jaleco branco). Espaço físico: a cena ocorre em ambiente caracterizado como leito do box da unidade de emergência. Complexidade do cenário: média complexidade. Ações esperadas: confirmação do caso clínico para sepse, abertura do protocolo e início do pacote da primeira hora. Habilidades prévias: princípios de biossegurança, aferição e análise dos sinais vitais, exame físico, comunicação e interação com o paciente, análise dos dados fornecidos pelo paciente, família, exames, prontuário. |
Desenvolvimento do cenário:
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Descrição do caso clínico
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JRS, masculino, 65 anos, casado com história de diabetes mellitus tipo 2 controlada com alimentação e atividade física regular. Deu entrada no pronto‑socorro acompanhado pelo filho e história prévia de internação por colecistectomia laparoscópica com alta hospitalar há dois dias. Há um dia, oligúria e dor abdominal com uso de analgésico (paracetamol) em domicílio. Segundo o filho, hoje o paciente acordou com febre de 38 oC e piora da dor abdominal, taquipneia e fala de coisas estranhas. |
Informações do prontuário médico
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História Clínica: Diabetes melittus tipo 2, colecistectomia laparoscópica. Nega alergias. Medicamentos em uso: Paracetamol de 6/6h nas últimas 24 horas. Dados antropométricos Altura: 1,70 m; Peso: 85 kg |
Dispositivos acoplados ao simulador
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Camisola hospitalar, pulseira de identificação, pulseira de classificação de risco de cor laranja |
Debriefing
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Estruturado |
Avaliação
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Desempenho prático dos estudantes |