Acessibilidade / Reportar erro

Construindo o significado da amamentação a partir da assistência de enfermagem

Construyendo el significado de la amamantación a partir de la asistencia de enfermería

Building up breastfeeding meaning from nursing care

Resumos

A partir dos referenciais do Interacionismo Simbólico e da Teoria Fundamentada nos Dados, buscou-se compreender o significado atribuído pelo acadêmico de enfermagem à amamentação e à sua intervenção, neste processo. Os resultados do estudo demonstraram que o aluno vivência sua experiência em relação à amamentação e ao seu processo de aprendizagem, no assistir à nutriz e ao seu filho, expressos por dois temas: construindo uma visão sobre a amamentação e construindo a assistência à amamentação. Estes temas retratam o processo evolutivo técnico e conceitual do aluno sobre a assistência em amamentação e sua percepção do vir a ser enfermeiro, atribuindo significados à sua atuação no processo vivenciado pela mulher e seu filho.

Amamentação; Interacionismo simbólico; Enfermagem


A partir de los referencioles del Interaccionismo Simbólico y de la Teoría Fundamentada en los Datos, se buscó alcanzar los objetivos de comprender el significado, atribuido por el académico de enfermería, a la amamantación y a su intervención de enfermería, en este proceso. El estudio fué realizado con graduandos de la Escuela de Enfermería de la USP. Los resultados del estudio demostraron que el alumno vive su experiencia en relación a la amamantación y a su proceso de aprendizaje, al observar la mujer que amamanta y su hijo, expresados por dos temas: CONSTRUYENDO UNA VISIÓN SOBRE LA AMAMANTACIÓN y CONSTRUYENDO LA ASISTENCIA A LA AMAMANTACIÓN. Eses temas retratan el proceso evolutivo técnico y conceptual del alumno sobre la asistencia en amamantación y su percepción de venir a ser enfermero, atribuyendo significados a su actuación en el proceso vivido por la mujer y su hijo.

Amamantación; Interaccionismo simbólico; Enfermería


From the referential of Symbolic Interactionism and Dada Based Theory, we have searched to achieve the objectives of comprehending the meaning, attributed by the nursing student to breastfeeding and to nursing interventions in this process. The study was accomplished with graduation students from Sao Paulo University (USP) Nursing School. The study results show that the student experience his relation to breastfeeding and to his learning process in assisting the nutrice and her child expressed by two themes: BUILDING UP A VIEW OVER BREASTFEEDING and BUILDING UP ASSISTANCE TO BREASTFEEDING. These themes portrait students' conceptual and technical evolutive process about breastfeeding assistance and their perception of being a nurse, attributing meanings to their performance in the process that is experienced by woman and her child.

Breastfeeding; Symbolic interactionism; Nursing


ARTIGOS

Construindo o significado da amamentação a partir da assistência de enfermagem

Building up breastfeeding meaning from nursing care

Construyendo el significado de la amamantación a partir de la asistencia de enfermería

Isilia Aparecida Silva

Profª. Drª. do Deptº. Enfermagem Materno-lnfantil e Psiquiátrica da EEUSP; Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aleitamento Materno - NEPAL da EEUSP

RESUMO

A partir dos referenciais do Interacionismo Simbólico e da Teoria Fundamentada nos Dados, buscou-se compreender o significado atribuído pelo acadêmico de enfermagem à amamentação e à sua intervenção, neste processo. Os resultados do estudo demonstraram que o aluno vivência sua experiência em relação à amamentação e ao seu processo de aprendizagem, no assistir à nutriz e ao seu filho, expressos por dois temas: construindo uma visão sobre a amamentação e construindo a assistência à amamentação. Estes temas retratam o processo evolutivo técnico e conceitual do aluno sobre a assistência em amamentação e sua percepção do vir a ser enfermeiro, atribuindo significados à sua atuação no processo vivenciado pela mulher e seu filho.

Unitermos: Amamentação - Interacionismo simbólico - Enfermagem

ABSTRACT

From the referential of Symbolic Interactionism and Dada Based Theory, we have searched to achieve the objectives of comprehending the meaning, attributed by the nursing student to breastfeeding and to nursing interventions in this process. The study was accomplished with graduation students from Sao Paulo University (USP) Nursing School. The study results show that the student experience his relation to breastfeeding and to his learning process in assisting the nutrice and her child expressed by two themes: BUILDING UP A VIEW OVER BREASTFEEDING and BUILDING UP ASSISTANCE TO BREASTFEEDING. These themes portrait students' conceptual and technical evolutive process about breastfeeding assistance and their perception of being a nurse, attributing meanings to their performance in the process that is experienced by woman and her child.

Keywords: Breastfeeding - Symbolic interactionism - Nursing.

RESUMEN

A partir de los referencioles del Interaccionismo Simbólico y de la Teoría Fundamentada en los Datos, se buscó alcanzar los objetivos de comprender el significado, atribuido por el académico de enfermería, a la amamantación y a su intervención de enfermería, en este proceso. El estudio fué realizado con graduandos de la Escuela de Enfermería de la USP. Los resultados del estudio demostraron que el alumno vive su experiencia en relación a la amamantación y a su proceso de aprendizaje, al observar la mujer que amamanta y su hijo, expresados por dos temas: CONSTRUYENDO UNA VISIÓN SOBRE LA AMAMANTACIÓN y CONSTRUYENDO LA ASISTENCIA A LA AMAMANTACIÓN. Eses temas retratan el proceso evolutivo técnico y conceptual del alumno sobre la asistencia en amamantación y su percepción de venir a ser enfermero, atribuyendo significados a su actuación en el proceso vivido por la mujer y su hijo.

Unitérminos: Amamantación - Interaccionismo simbólico - Enfermería.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1. BLUMER,H. Simbolic interactionism: perspective and method. London: University of Califórnia: Press, 1969.
  • 2. CHENITZ,W.C.; SWANSON, J. M.. From practice to grounded theory. Califórnia: Addison-Wesley,1986.
  • 3. ESCOLAS não ensinam aleitamento materno-faltam carga horária e bibliografia atualizada sobre o assunto. Boletim Nacional da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, n. 9, p. 2, 1994.
  • 4. IDE, C. A. C.; KREUTZ, L O processamento do conceito "sistematização do cuidar" uma etapa para a consolidação da intervenção do enfermeiro. Rev. Esc. Enf. USP, v. 29, n. 3, p. 310-16,1995.
  • 5. SILVA, I. A. Amamentar - uma questão de assumir riscos ou garantir benefícios. São Paulo: Robe, 1997
  • 6. STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of qualitative research: grounded theory - procedures and tecniques. Califórnia: Sage Publications, 1991
  • 7. VARGENS, O. M. C.. Buscando o seu modo de fazer enfermagem - os conflitos do estudante na construção da imagem da profissão. São Paulo, 1996, 179 p. Tese (Doutorado) Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 1998
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br