RESUMO
Objetivo:
Avaliar a percepção do enfermeiro referente à Comunicação interpessoal no cuidado por telessaúde.
Método:
Pesquisa qualitativa, realizada com sete enfermeiros que atuam em telessaúde no Brasil, com amostra determinada pela saturação de dados. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas e foi realizada análise de conteúdo dos discursos, com enfoque na análise temática.
Resultados:
Dos discursos emergiram quatro categorias: Entendendo a importância da comunicação; O relacionamento interpessoal interferindo na comunicação; Comunicando-se por meio da tecnologia; e Aprendendo o processo de comunicação.
Considerações finais:
A percepção dos enfermeiros que atuam em telessaúde no Brasil é de que a tecnologia tem facilitado sua prática profissional; porém, em relação ao processo de comunicação, creem que seja mais difícil se comunicar pela telessaúde, principalmente devido à dificuldade de percepção de sinais não verbais. Para superar essas dificuldades, concordam que comunicação interpessoal é uma competência que deve ser adquirida em sua formação profissional.
Descritores:
Telemedicina; Telenfermagem; Comunicação em Saúde; Consulta Remota; Relações Enfermeiro-Paciente