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Integralidade na perspectiva da saúde coletiva: caminhos para a formação do enfermeiro

RESUMO

Objetivo:

apresentar uma prática acadêmica vivenciada por docentes em uma unidade curricular do campo da saúde coletiva intitulada “Integralidade à atenção à saúde”, oferecida na graduação em enfermagem de uma universidade pública.

Método:

relato de experiência de atividades dialógicas entre docentes e graduandos.

Resultados:

foi possível discutir o cuidado de enfermagem sob a perspectiva da integralidade, o que permitiu compreender a necessidade de ampliar o olhar em relação às práticas realizadas na atenção básica, ressignificar as ações vivenciadas pelos graduandos nos diversos cenários de estágio percorridos e, desta forma, contribuir para formar profissionais com capacidade crítica e criativa.

Considerações finais:

os graduandos foram capazes de compreender que um atendimento com qualidade deve ir além da queixa-conduta, proporcionando um cuidado apoiado em uma estrutura de serviço de saúde em rede, alinhado às políticas e aos programas do Sistema Único de Saúde.

Descritores:
Integralidade em Saúde; Enfermagem em Saúde Comunitária; Saúde Pública; Educação em Enfermagem; Atenção Primária à Saúde

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