Acessibilidade / Reportar erro

Assistência multidisciplinar à saúde nos casos de ideação suicida infantojuvenil: limites operacionais e organizacionais

RESUMO

Objetivo:

conhecer o processo da assistência à saúde desempenhada pela equipe multiprofissional nos casos de ideação suicida infantojuvenil na Atenção Primária e Secundária.

Métodos:

estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado com 12 profissionais de ESF, EACS e CAPS II da cidade de Santarém. Foi utilizado o software IRAMUTEQ 0.7 alpha 2 para construção da árvore de similitude e posterior análise de conteúdo dos discursos.

Resultados:

a palavra “não” está presente com destaque nos discursos dos entrevistados sobre experiências e estratégias de enfrentamento do suicídio, revelando uma ausência de preparo individual e de estrutura nos seguimentos da Atenção Primária e Secundária do SUS.

Considerações finais:

a assistência desempenhada pela equipe de saúde encontra limites operacionais e organizacionais durante a implementação de estratégias de intervenção e enfrentamento dos fatores desencadeantes do suicídio infantojuvenil. É importante viabilizar recursos específicos, organizar os protocolos de referência e os programas de apoio aos pacientes e familiares.

Descritores:
Ideação Suicida; Criança; Adolescente; Equipe Multiprofissional; Assistência à Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br