RESUMO
Objetivo:
Analisar como os enfermeiros reconhecem e utilizam os indicadores de qualidade, com vistas a contribuir para o gerenciamento de boas práticas em saúde.
Método:
Estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado com doze enfermeiras de um hospital no Sul do Brasil no período de março a maio de 2016. Para a coleta dos dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo na modalidade temática.
Resultados:
Os dados mostraram que os indicadores de qualidade são reconhecidos como ferramenta de mensuração do resultado assistencial, promovem a melhoria contínua da assistência, auxiliam na tomada de decisão clínica e estão presentes nas discussões com a equipe de enfermagem, assim como contribuem com o gerenciamento de boas práticas em saúde.
Considerações Finais:
Os indicadores de qualidade podem subsidiar melhorias nos serviços de saúde e no trabalho da enfermagem e fortalecer as políticas de saúde.
Descritores:
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Avaliação em Enfermagem; Liderança; Enfermagem