Acessibilidade / Reportar erro

Endomarketing: ensaio sobre possibilidades de inovação na gestão em enfermagem

Endomarketing: ensayo sobre posibilidades de innovación en la gestión en enfermería

Endomarketing: essay on possibilities of innovation in Nursing management

Este artigo tem como objetivo apresentar o endomarketing como ferramenta para o enfermeiro no processo de gestão, tendo em vista o contexto atual de mudanças no setor saúde, que exige também o desenvolvimento de habilidades que estão diretamente relacionadas à introdução de novas tecnologias e formas de organização do trabalho. Nossa reflexão deixa alguns pontos importantes a serem analisados por enfermeiros e educadores, na busca de melhores caminhos e alternativas para a formação de enfermeiros com maior satisfação profissional, com competência para gerenciar serviços de saúde. O grande desafio do endomarketing é, portanto, conciliar os objetivos e interesses do público interno com as necessidades e expectativas do público externo da organização.

pesquisa em administração de enfermagem; recursos humanos de enfermagem; capacidade de gestão


Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br