Acessibilidade / Reportar erro

Tuberculose drogarresistente: revisão integrativa dos cuidados de enfermagem na atenção primária à saúde

RESUMO

Objetivos:

identificar, na literatura científica, os cuidados que devem ser prestados às pessoas com tuberculose drogarresistente pelos enfermeiros na atenção primária à saúde.

Métodos:

revisão integrativa, utilizando o fluxograma de seleção de estudos Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. A coleta de dados foi realizada em novembro de 2022, em dez bases de dados.

Resultados:

seis estudos enfatizaram que o enfermeiro deve realizar o tratamento diretamente observado; dois trouxeram a importância da gestão do cuidado integrado entre tuberculose e vírus da imunodeficiência humana; dois evidenciaram a consulta de enfermagem abrangente com utilização do processo de enfermagem; um salientou os cuidados centrados na pessoa, com planejamento de alta e melhor comunicação hospitalar com os serviços de atenção primária à saúde.

Considerações Finais:

os cuidados que devem ser prestados pelos enfermeiros às pessoas com tuberculose drogarresistente na atenção primária à saúde, para resolutividade do cuidado, são baseados em evidências científicas.

Descritores:
Tuberculose; Tuberculose Resistente a Múltiplos Medicamentos; Enfermeiras e Enfermeiros; Cuidados de Enfermagem; Atenção Primaria à; Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br