2018, Bensouda et al.(3030 Bensouda B, Mandel R, Mejri A, Lachapelle J, St-Hilaire M, Ali N. Effect of an audience on trainee stress and performance during simulated neonatal intubation: a randomized crossover trial. BMC Med Educ. 2018;18(1):230. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-4 https://doi.org/10.1186/s12909-018-1338-...
) Canadá |
GI: 1 observador durante a simulação GC: 5 observadores durante a simulação |
GI: 24 GC: 25 |
Obter evidências de que estagiários são afetados adversamente pela presença de um grande público durante a intubação endotraqueal neonatal. |
Frequência cardíaca |
Medicina |
A presença do público externo não afetou negativamente a duração da intubação simulada, mas a presença de observadores não pertencentes ao cenário é estressante. |
2010, Bong et al.(2424 Bong CL, Lightdale JR, Fredette ME, Weinstock P. Effects of simulation versus traditional tutorial-based training on physiologic stress levels among clinicians: a pilot study. Simul Healthc. 2010;5(5):272-8. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e98b29 https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181e9...
) Estados Unidos |
GI: treinamento baseado em simulação de alta fidelidade (HFS) GC: sessão interativa de formação educacional |
GI: 13 GC: 14 |
Medir e comparar marcadores físicos e bioquímicos do estresse em participantes submetidos à simulação com aqueles submetidos a sessões didáticas/tutoriais. |
Cortisol salivar, frequência cardíaca |
Medicina e enfermagem |
Independentemente do papel dos participantes na simulação, todos apresentaram elevados níveis de estresse fisiológico. |
2018, Boostel et al.(3434 Boostel R, Felix JVC, Bortolato-Major C, Pedrolo E, Vayego SA, Mantovani MF. Stress of nursing students in clinical simulation: a randomized clinical trial. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):967-74. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0187 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
) Brasil |
GI: aula seguida de simulação GC: aula seguida de prática em laboratório |
GI: 27 GC: 25 |
Avaliar a percepção dos fatores estressores pelo discente antes e depois da simulação clínica ou da aula prática convencional em laboratório. |
Questionário |
Enfermagem |
A simulação aumentou a percepção de fatores estressores relacionados à falta de competência e à relação interpessoal para atuar diante do paciente, equipe multiprofissional e colegas em comparação à aula prática convencional em laboratório. |
2016, Demaria et al.(3535 DeMaria S, Silverman ER, Lapidus KA, Williams CH, Spivack J, Levine A, et al. The impact of simulated patient death on medical students' stress response and learning of ACLS. Med Teach. 2016;38(7):730-7. https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.1150986 https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.11...
) Estados Unidos |
GI: grupo simulação com morte GC: grupo simulação com sobrevida |
GI: 13 GC: 14 |
Descrever a resposta fisiológica e bioquímica ao estresse em estudantes durante a morte de um paciente simulado em comparação com um grupo cujo paciente está programado para sobreviver |
Cortisol salivar, hormônio DHEA e frequência cardíaca |
Medicina |
Os alunos experimentam estresse durante a simulação de alta fidelidade; não houve uma resposta negativa de um cenário com morte em comparação a um cenário com sobrevida. |
2012, Finan et al.(3636 Finan E, Bismilla Z, Whyte HE, Leblanc V, McNamara PJ. High-fidelity simulator technology may not be superior to traditional low-fidelity equipment for neonatal resuscitation training. J Perinatol. 2012;32(4):287-92. https://doi.org/10.1038/jp.2011.96 https://doi.org/10.1038/jp.2011.96...
) Canadá |
GI: simulação HFS GC: simulação de baixa fidelidade (LFS) |
GI: 8 GC: 8 |
Comparar os efeitos da HFS versus LFS nas medidas de estresse em um grupo de estagiários de neonatologia. |
Questionário e cortisol salivar |
Medicina |
O uso da tecnologia HFS e LFS resultou em aumento das medidas de estresse subjetivo e objetivo. A HFS não ofereceu benefícios adicionais em termos de modificação do estresse. |
2015, Flinn et al.(3737 Flinn JT, Miller A, Pyatka N, Brewer J, Schneider T, Cao CG. The effect of stress on learning in surgical skill acquisition. Med Teach. 2016;38(9):897-903. https://doi.org/10.3109/0142159X.2015.1114597 https://doi.org/10.3109/0142159X.2015.11...
) Estados Unidos |
GC: grupo-controle GO: grupo observado GE: grupo encorajado GCi: grupo criticado |
GC: 10 GO: 10 GE: 10 GCi: 10 |
Comparar os efeitos do simulador LFS versus a tecnologia HFS nos níveis de desempenho, medidas objetivas e subjetivas de estresse em estagiários de neonatologia. |
PAM, frequência cardíaca, condutância da pele, cortisol basal e Inventário de Ansiedade |
Medicina |
O grupo criticado apresentou maiores níveis de estresse comparado ao grupo-controle. A presença de um avaliador especialista produziu maiores níveis de estresse aos participantes. |
2019, Ghazali et al.(2929 Ghazali DA, Breque C, Sosner P, Lesbordes M, Chavagnat JJ, Ragot S, et al. Stress response in the daily lives of simulation repeaters. A randomized controlled trial assessing stress evolution over one year of repetitive immersive simulations. PLoS One. 2019;14(7):e0220111. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220111 https://doi.org/10.1371/journal.pone.022...
) França |
GI: 9 simulações durante 1 ano GC: 3 simulações durante 1 ano |
GI: 24 GC: 24 |
Analisar o estresse fisiológico de acordo com a frequência de repetição de simulações. |
Variabilidade de frequência cardíaca |
Medicina, enfermagem, paramédico, motorista de ambulância |
O estresse é recorrente em sessões repetidas de simulação de alta fidelidade em eventos com risco de morte e diminuem ao longo de 24h. |
2009, Girzadas et al.(3333 Girzadas DV Jr, Delis S, Bose S, Hall J, Rzechula K, Kulstad EB. Measures of stress and learning seem to be equally affected among all roles in a simulation scenario. Simul Healthc. 2009 Fall;4(3):149-54. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181abe9f2 https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3181ab...
) Estados Unidos |
GI: líder de equipe na simulação GC: membro na simulação |
38 |
Medir as frequências cardíacas e o estresse e aprendizado percebidos pelos participantes em dois cenários de simulação, além de avaliar suas respostas a perguntas ao término da experiência. |
Frequência cardíaca, questionário |
Estudantes e residentes de Medicina |
A frequência cardíaca dos participantes aumentou desde o pré-procedimento até a intervenção crítica. Os valores de aprendizagem autorrelatados aumentaram com os níveis de estresse autorrelatados. |
2020, Hardenberg, Rana, Tori(11 Hardenberg J, Rana I, Tori K. Evaluating impact of repeated exposure to high fidelity simulation: skills acquisition and stress levels in postgraduate critical care nursing students. Clin Simul Nurs. 2020;48:96-102. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2020.06.002 https://doi.org/10.1016/j.ecns.2020.06.0...
) Austrália |
GI: sessões repetidas de simulação GC: uma única sessão de simulação |
GI: 7 GC: 7 |
Investigar se a exposição repetida a um cenário clínico desafiador leva a uma redução dos níveis de estresse. |
Frequência cardíaca |
Enfermagem |
Exposição repetida de simulação não reduziu os níveis de estresse medidos pela frequência cardíaca. |
2013, Hunziker et al.(3838 Hunziker S, Pagani S, Fasler K, Tschan F, Semmer NK, Marsch S. Impact of a stress coping strategy on perceived stress levels and performance during a simulated cardiopulmonary resuscitation: a randomized controlled trial. BMC Emerg Med. 2013;13:8. https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8 https://doi.org/10.1186/1471-227X-13-8...
) Suíça |
GI: com instrução prévia de como lidar com o estresse GC: sem instrução prévia de como lidar com o estresse |
GI: 62 GC: 62 |
Descrever os padrões de estresse durante uma simulação bem como investigar o estresse percebido e sua associação com a estratégia de enfrentamento e desempenho. |
Questionário |
Medicina |
Uma breve estratégia de enfrentamento do estresse diminuiu moderadamente o estresse percebido sem afetar significantemente o desempenho em um cenário de RCP. |
2015, Ignacio et al.(4141 Ignacio J, Dolmans D, Scherpbier A, Rethans JJ, Chan S, Liaw SY. Comparison of standardized patients with high-fidelity simulators for managing stress and improving performance in clinical deterioration: a mixed methods study. Nurse Educ Today. 2015;35(12):1161-8. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.009 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.05.0...
)Singapura |
GI: uso de paciente padronizado na simulação GC: uso de manequim na simulação |
GI: 29 GC: 28 |
Comparar os efeitos do uso de paciente padronizado e manequim de alta fidelidade nos níveis de estresse e desempenho dos estudantes. |
Alfa-amilase salivar e grupo focal |
Enfermagem |
O desempenho e o estresse durante o treinamento não diferiram com ou sem paciente padronizado. No entanto, no grupo focal, foi percebido que o uso de paciente padronizado na simulação tinha vantagens sobre o manequim. |
2017, Lizotte et al.(2727 Lizotte MH, Janvier A, Latraverse V, Lachance C, Walker CD, Barrington KJ, et al. The impact of neonatal simulations on trainees' stress and performance: a parallel-group randomized trial. Pediatr Crit Care Med. 2017;18(5):434-41. https://doi.org/10.1097/PCC.0000000000001119 https://doi.org/10.1097/PCC.000000000000...
) Canadá |
GI: simulação com morte GC: simulação com sobrevivência |
GI: 21 GC: 21 |
Avaliar o impacto das simulações no estresse e desempenho tanto durante uma simulação com sobreviventes quanto em uma com morte simulada. |
Questionário, cortisol salivar |
Medicina |
A simulação causou estresse sem interferir no desempenho. Ter um manequim "morto" durante a simulação não aumentou o estresse objetivo nem interferiu no desempenho. |
2013, Meunier et al.(2828 Meunier J, Merckaert I, Libert Y, Delvaux N, Etienne AM, Liénard A, et al. The effect of communication skills training on residents' physiological arousal in a breaking bad news simulated task. Patient Educ Couns. 2013;93(1):40-7. https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.020 https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.02...
)Bélgica |
GI: com prévio treinamento em comunicação GC: sem prévio treinamento em comunicação |
GI: 50 GC: 48 |
Avaliar o efeito de um treinamento em comunicação na excitação fisiológica durante uma simulação de comunicação de más notícias. |
Frequência cardíaca, cortisol salivar e questionário |
Medicina |
Um treinamento de habilidades de comunicação afeta a excitação fisiológica em uma tarefa simulada de comunicação de más notícias. |
2013, Pottier et al.(39) França |
GI: cenário de alto estresse GC: cenário de baixo estresse |
GI: 21 GC:20 |
Avaliar o impacto do estresse subjetivo e fisiológico na tomada de decisão e habilidades de comunicação de estudantes em um contexto de consulta ambulatorial. |
Escalas, avaliação cognitiva, Inventário de Ansiedade, cortisol salivar |
Medicina |
A consulta ambulatorial simulada de alto estresse é uma situação de impacto negativo aos alunos, levando a falhas no raciocínio clínico e erros de diagnósticos. |
2010, Prabhu et al.(4040 Prabhu A, Smith W, Yurko Y, Acker C, Stefanidis D. Increased stress levels may explain the incomplete transfer of simulator-acquired skill to the operating room. Surgery. 2010;147(5):640-5. https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.007 https://doi.org/10.1016/j.surg.2010.01.0...
) Estados Unidos |
GI: com treinamento prévio em sutura GC: sem treinamento prévio em sutura |
GI: 13 GC: 07 |
Examinar o nível de estresse dos estagiários durante a transição do simulador para a sala de cirurgia e seu impacto no desempenho. |
Questionário, frequência cardíaca e variabilidade de frequência cardíaca |
Medicina |
A transição inadequada do simulador para a sala de cirurgia envolvendo as habilidades adquiridas pode ser uma consequência do aumento do estresse e da ansiedade. A frequência cardíaca foi uma melhor medida de estresse em comparação com a variabilidade de frequência cardíaca. |
2017, Sorensen et al.(3232 Sorensen JL, van der Vleuten C, Rosthoj S, Ostergaard D, LeBlanc V, Johansen M, et al. Simulation-based multiprofessional obstetric anaesthesia training conducted in situ versus off-site leads to similar individual and team outcomes: a randomised educational trial. BMJ Open. 2015;5(10):e008344. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008344 https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008...
) Dinamarca |
GI: simulação in situ GC: simulação clínica |
|
Investigar o efeito da simulação in situ versus simulação clínica sobre o conhecimento, segurança, estresse, motivação, percepção da simulação, desempenho da equipe e impacto organizacional entre as equipes multiprofissionais de anestesia obstétrica. |
Questionário, cortisol salivar |
Medicina e enfermagem |
Não houve constatação de que a educação baseada em simulação conduzida como in situ comparada com a simulação clínica levou a diferentes resultados avaliados no estresse. |
2018, Timberlake, Stefanidis e Gardner(4242 Timberlake MD, Stefanidis D, Gardner AK. Examining the impact of surgical coaching on trainee physiologic response and basic skill acquisition. Surg Endosc. 2018;32(10):4183-90. https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-7 https://doi.org/10.1007/s00464-018-6163-...
) Estados Unidos |
GI: treinamento de sutura laparoscópica com vídeo e prática com instrutor GC: treinamento de sutura laparoscópica com vídeo e prática sem instrutor |
GI: 12 GC: 12 |
Examinar o impacto de uma técnica de ensino específica na aquisição de habilidades e no estresse fisiológico. |
Frequência cardíaca, variabilidade de frequência cardíaca, frequência respiratória |
Medicina |
Os alunos que recebem treinamento cirúrgico exibem ganhos de desempenho maiores em comparação com aqueles que o fazem de maneira autodirigida. As melhorias na aquisição de habilidades correlacionaram-se com os aumentos na variabilidade da frequência cardíaca. |
2016, Waterland et al.(3131 Waterland P, Khan FS, Ismaili E, Cheruvu C. Environmental noise as an operative stressor during simulated laparoscopic surgery. Surg Laparosc Endosc Percutan Tech. 2016;26(2):133-6. https://doi.org/10.1097/SLE.0000000000000250 https://doi.org/10.1097/SLE.000000000000...
) Inglaterra |
GI: simulação com ruídos de 80 dB. GC: simulação em silêncio |
GI: 35 GC: 35 |
Determinar qual o efeito do ruído ambiental sobre a resposta psicológica e fisiológica ao estresse de estudantes durante cirurgia laparoscópica simulada. |
Inventário de Ansiedade, frequência cardíaca |
Medicina |
Os ruídos ambientais geraram aumento na resposta de estresse dos participantes em ambientes simulados de cirurgia laparoscópica. |