Acessibilidade / Reportar erro

Cartilha de amamentação nas instituições prisionais: iniciativa para promoção, proteção e apoio

RESUMO

Objetivos:

compreender a utilização da cartilha de amamentação no cárcere em tempos de COVID-19 pelos gestores e profissionais de saúde que atuam com gestantes e lactantes privadas de liberdade.

Métodos:

trata-se de pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada no período de março a dezembro de 2020. Participaram do estudo 13 profissionais que trabalham em instituições prisionais brasileiras e responderam à entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

a utilização da cartilha se mostrou estratégica no enfrentamento das barreiras advindas da pandemia e ofertou informações e orientações atualizadas indispensáveis para a continuidade da amamentação dentro do sistema prisional brasileiro.

Considerações Finais:

a enfermagem participou na organização de material educativo como uma ferramenta na promoção, proteção e apoio à amamentação segura dentro das instituições do sistema prisional que atendem gestantes e lactantes privadas de liberdade.

Descritores:
Prisões; Lactante; Aleitamento Materno; Enfermagem; Infecções por Coronavírus

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br