RESUMO
Objetivo:
Avaliar o efeito das intervenções educativas sobre a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil em mães de crianças menores de 5 anos.
Métodos:
Ensaio clínico básico randomizado envolvendo 280 mães de crianças menores de 5 anos de idade.
Resultados:
Houve um aumento estatisticamente significante nas notas de autoeficácia materna após a aplicação do vídeo (p= 0,026), livreto (p <0,001) e vídeo e livreto (p <0,001).
Conclusão:
O uso combinado de vídeo e livreto provou ser mais eficaz na promoção da autoeficácia do que o uso isolado. Assim, as intervenções utilizadas neste estudo demonstraram aumentar significantemente a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil, portanto podem ser utilizadas pelos profissionais de saúde como ferramentas eficazes.
Diarreia; Autoeficácia; Tecnologia Educacional; Saúde da Criança; Enfermagem