RESUMO
Objetivo:
analisar as estratégias usadas pelas enfermeiras assistenciais e enfermeiras docentes por uma melhor posição na maternidade do hospital-escola da Universidade Federal do Espírito Santo.
Método:
estudo de natureza histórico-social com abordagem qualitativa. As fontes primárias constituíram-se de documentos escritos, como ofícios, memorandos, portarias, normas e rotinas hospitalares; material fotográfico; e depoimentos orais de sete participantes. A entrevista foi orientada por roteiro semiestruturado com questões sobre a adaptação do sanatório para hospital-escola, os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pela enfermagem.
Resultados:
permitiram entender a estreita vinculação da maternidade com o curso de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, o que determinava uma assistência de enfermagem diferenciada, a qual integrava ensino e assistência com um olhar mais amplo e humanizado.
Considerações finais:
as ações das enfermeiras foram reconhecidas e geraram visibilidade profissional, influenciando uma nova forma de cuidar na maternidade.
Descritores:
História da Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Maternidade; Ensino; Período Pós-Parto