Acessibilidade / Reportar erro

Autocontrole inefi caz da saúde em pacientes em hemodiálise: análise de conteúdo

RESUMO

Objetivo:

Analisar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Autocontrole ineficaz da saúde em pacientes em hemodiálise.

Método:

O Modelo de Validação de Diagnóstico de Enfermagem por Lopes, Silva e Araújo foi usado nesta pesquisa. Um questionário semiestruturado foi respondido por 22 especialistas em diagnóstico de enfermagem e, avaliou a definição, localização, características definidoras e fatores relacionados do diagnóstico Autocontrole ineficaz da Saúde. A análise foi realizada de agosto de 2014 a janeiro de 2015.

Resultados:

Os especialistas consideraram como adequada ao diagnóstico, a definição proposta e a localização atual na taxonomia II da NANDA-I, promoção de saúde do domínio 1, controle de saúde na classe 2. O nível de adequação adotado foi superior a 85% ou p> 0,05 para 10 características definidoras e 24 fatores relacionados. Especialistas também sugeriram que uma característica definidora deveria se tornar um fator relacionado e que três fatores devem se transformar em características definidoras.

Conclusão:

Uma nova proposta foi desenvolvida para o diagnóstico em estudo após a análise de especialistas.

Descritores:
Estudos de validação; Diagnóstico de Enfermagem; Diálise Renal; Taxonomia; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br