Resumos
Este estudo teve como objetivo analisar a utilização do psicodrama pedagógico como estratégia para refletir sobre a humanização do atendimento em saúde. Foram realizados cinco encontros, de maio a junho de 2000. As temáticas desenvolvidas foram: o contexto de trabalho em urgência e a atualização da referência pessoal e profissional, individual e grupai; reconhecimento do usuário. Tendo em vista a necessidade de se repensar a humanização do atendimento em emergência, consideramos que a abordagem psicodramática despertou o trabalhador para o compromisso e responsabilização com o trabalho.
enfermagem; psicodrama; serviço
Este estudio tuvo como objetivo analizar la utilización del psicodrama pedagógico como estrategia para reflexionar sobre la humanización del atendimiento en salud. Fueron realizados cinco encuentros, de mayo a junio de 2000. Las temáticas desarrolladas fueron: el contexto de trabajo en urgencia y la actualización de la referencia personal y profesional, individual y grupal; reconocimiento del usuario. Llevando en cuenta la necesidad de repensar la humanización del atendimiento en emergencia, consideramos que la propuesta psicodramática le hizo despertar al trabajador el compromiso y la responsabilidad hacia su trabajo.
enfermería; psicodrama; trabajo
The aim of this study is to analyze the use of pedagogical psychodrama as a strategy for reflecting on the humanization of health care. Five meetings were held from May to June 2000. In these meetings the following themes were developed: context of work in emergencies; updating of the personal and professional, individual and group reference, and acknowledgement of users. In view of the need of rethinking humanization in emergency care, we consider that the psychodrama approach alerted health professionals for the necessary commitment and responsibility in their work.
nursing; psychodrama; service
RELATO DE EXPERIÊNCIA
O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho
Pedagogical psychodrama: a strategy for the humanization of work relationships
El psicodrama pedagógico: estrategia para humanizar las relaciones de trabajo
Toyoko SaekiI; Adriana Kátia CorrêaII; Maria Conceição Bernardo de Mello e SouzaI; Maria Lúcia ZanettiII
IProfessor Doutor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
IIProfessor Doutor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
RESUMO
Este estudo teve como objetivo analisar a utilização do psicodrama pedagógico como estratégia para refletir sobre a humanização do atendimento em saúde. Foram realizados cinco encontros, de maio a junho de 2000. As temáticas desenvolvidas foram: o contexto de trabalho em urgência e a atualização da referência pessoal e profissional, individual e grupai; reconhecimento do usuário. Tendo em vista a necessidade de se repensar a humanização do atendimento em emergência, consideramos que a abordagem psicodramática despertou o trabalhador para o compromisso e responsabilização com o trabalho.
Palavras chave: enfermagem, psicodrama, serviço
ABSTRACT
The aim of this study is to analyze the use of pedagogical psychodrama as a strategy for reflecting on the humanization of health care. Five meetings were held from May to June 2000. In these meetings the following themes were developed: context of work in emergencies; updating of the personal and professional, individual and group reference, and acknowledgement of users. In view of the need of rethinking humanization in emergency care, we consider that the psychodrama approach alerted health professionals for the necessary commitment and responsibility in their work.
Keywords: nursing, psychodrama, service
RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo analizar la utilización del psicodrama pedagógico como estrategia para reflexionar sobre la humanización del atendimiento en salud. Fueron realizados cinco encuentros, de mayo a junio de 2000. Las temáticas desarrolladas fueron: el contexto de trabajo en urgencia y la actualización de la referencia personal y profesional, individual y grupal; reconocimiento del usuario. Llevando en cuenta la necesidad de repensar la humanización del atendimiento en emergencia, consideramos que la propuesta psicodramática le hizo despertar al trabajador el compromiso y la responsabilidad hacia su trabajo.
Palavras clave: enfermería, psicodrama, trabajo
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Recebido em 12/09/2001
Aprovado em 18/12/2001
1 A espontaneidade é a resposta do indivíduo a uma nova situação e a nova resposta a uma antiga situação (MORENO, 1993). A criatividade é indissociável da espontaneidade. A espontaneidade é um fator que permite ao potencial criativo atualizar-se e manifestar-se (GONÇALVES; WOLFF; ALMEIDA, 1998, p.47).
Referências bibliográficas
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
27 Jun 2014 -
Data do Fascículo
Fev 2002
Histórico
-
Aceito
18 Dez 2001 -
Recebido
12 Set 2001