Acessibilidade / Reportar erro

Contribuição de gestantes na construção e avaliação de uma tecnologia educacional: o “Almanaque da Gestante”

RESUMO

Objetivos:

descrever a contribuição de gestantes na construção e avaliação de uma tecnologia educativa.

Métodos:

estudo participativo desenvolvido em três etapas, ocorridas entre março de 2018 e junho de 2019: identificação do conteúdo, construção e avaliação do almanaque. Realizaram-se entrevistas não diretivas em grupos educativos com 34 gestantes. Após construção do almanaque por uma equipe contando com designer, aplicou-se um formulário a 41 gestantes para avaliação dos quesitos Objetivos, Organização, Estilo da escrita, Aparência e Motivação.

Resultados:

o almanaque contém 40 páginas de histórias em quadrinhos e jogos do tipo caçapalavras, labirinto, sete erros etc. As gestantes o avaliaram como de fácil entendimento, autoexplicativo, esteticamente atrativo e capaz de motivar boas práticas de cuidados na gestação, obtendo-se concordância mínima de 92,1%.

Considerações Finais:

a inovação da tecnologia educacional consistiu na incorporação das vozes das gestantes em cuidados pré-natais, com potencial para estimular reflexões e o processo de aprendizagem desse público-alvo.

Descritores:
Gestantes; Tecnologia Educacional; Cuidado Pré-Natal; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem Materno-Infantil

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br