Acessibilidade / Reportar erro

Componentes da sensibilidade moral identificados entre enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva

RESUMO

Objetivo:

identificar, entre enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva, problemas éticos com base nos componentes da sensibilidade moral.

Método:

pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, desenvolvida em instituição hospitalar do Sul do Brasil, com 19 enfermeiros atuantes em unidades de terapia intensiva. Dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados mediante análise textual discursiva.

Resultados:

a educação ética, o diálogo, a relação com os demais membros da equipe de saúde, a autonomia profissional, o conhecimento, os valores pessoais, a comunicação efetiva, a liderança e os resultados positivos apresentados pelos pacientes constituem importantes componentes da sensibilidade moral dos enfermeiros, compreendendo os domínios da consciência moral, motivação benevolente e percepção moral espontânea.

Considerações finais:

os componentes da sensibilidade moral identificados neste estudo facilitam a instrumentalização dos enfermeiros diante das tomadas de decisões e de problemas éticos no ambiente de terapia intensiva.

Descritores:
Moral; Enfermagem; Ética em Enfermagem; Cuidados Críticos; Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br