Acessibilidade / Reportar erro

Segurança do Profissional no cotidiano da atenção primária à saúde: uma teoria fundamentada nos dados

RESUMO

Objetivo:

compreender a Segurança do Profissional em atuação no cotidiano da atenção primária à saúde.

Métodos:

estudo sob o método da Teoria Fundamentada nos Dados e do referencial teórico do Interacionismo Simbólico com 82 profissionais de saúde.

Resultados:

apresenta a categoria Segurança do Profissional no Cotidiano da Atenção Primária à Saúde: uma Teoria Fundamentada nos Dados e duas subcategorias Determinantes e condicionantes da Segurança do Profissional na APS: formação profissional, infraestrutura, apoio e responsabilidade técnica; Segurança do Profissional: proteção física, apoio psicológico, sofrimento e sentimentos revelam as condições (in)seguras. A Segurança do Profissional é referida em várias dimensões que passam pelo conhecimento do profissional, as competências para tomada de decisão, o exercício da profissão e o que a regulamenta, a estrutura e organização do Sistema Único de Saúde e dos serviços, a educação permanente. Apresenta o contexto da atenção primária e os fatores que impactam na atuação in(segura).

Considerações finais:

este estudo contribui com a reflexão sobre a Segurança do Profissional a fim de fortalecer a cultura de segurança na Atenção Primária à Saúde.

Descritores:
Segurança; Atenção Primária à Saúde; Condições de Trabalho; Teoria Fundamentada; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br