RESUMOS DE TESES
Ação educativa participante com gestantes - a análise do discurso como instrumento de avaliação
Márcia Regina Nozaiva
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Endereço Endereço: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Departamento de Saúde Materno-lnfantil
Ação Educativa Participante com Gestantes - a Análise do Discurso como Instrumento de Avaliação. Márcia Regina Nozaiva. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública). Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1991.
Este estudo foi realizado com a clientela de mulheres primigestas do Centro de Saúde Escola de Paulínia e teve por objetivo desenvolver e avaliar uma ação educativa participante através da análise de discurso. Sob a perspectiva de uma relação pedagógica calcada no diálogo e na participação das educandas no processo, o referencial teórico-metodológico do estudo inspirou-se na concepção de educação libertadora, na metodologia participativa em pesquisa, na qual a participação dos pesquisados no processo é um pressuposto essencial, e na teoria do discurso, enquanto teoria da determinação histórica dos processos de constituição dos sentidos. Utilizando a análise de discurso como instrumento de avaliação, chegou-se aos seguintes resultados: a ação educativa desenvolvida contribuiu na constituição do discurso das participantes, que se deu pela incorporação e articulação de elementos do saber científico com fragmentos anteriormente incorporados e, aliada à história de vida das participante, representou um fator colaborador no processo de conscientização das mesmas.
Endereço:
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1993