RESUMO
Objetivos:
analisar as concepções filosóficas, teóricas e metodológicas da Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva por professores de uma universidade federal, visando à estruturação de uma proposta de referencial para o ensino da assistência de enfermagem.
Métodos:
Pesquisa Convergente Assistencial, com 17 professores, reunidos em grupos de convergência para instrumentalização e produção acerca do referencial.
Resultados:
focalizaram-se primeiramente questões consideradas preliminares ao aprofundamento teórico e filosófico da teoria; e depois desenvolveu-se um ensaio teórico-metodológico sobre a historicidade e dialética para o ensino na assistência de enfermagem.
Considerações Finais:
ao eleger a Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva, sinalizou-se o potencial do referencial de tornar operacionais, no ensino da assistência, os pressupostos da historicidade e dialética, fundando-se novas concepções para o cuidado. Essa decisão representa um desafio paradigmático expondo fragilidades da formação relacionadas à sua origem cartesiana e suas limitações quanto à complexidade filosófica intrínseca.
Descritores:
Assistência de Enfermagem; Ensino; Teoria de Enfermagem; Cuidado de Enfermagem; Saúde Pública