Acessibilidade / Reportar erro

Educação em enfermagem perioperatória no Brasil: rever o passado para sobreviver ao futuro

RESUMO

Objetivos:

sumarizar aspectos históricos relacionados ao ensino de enfermagem perioperatória no Brasil e traçar perspectivas futuras.

Métodos:

trata-se de um ensaio descritivo-reflexivo acerca do processo histórico do ensino perioperatório brasileiro no âmbito da graduação e pós-graduação.

Resultados:

a reflexão aborda os eixos histórico da enfermagem perioperatória, ensino da enfermagem perioperatória, mudanças curriculares, pós-graduação e relação com o perioperatório e tendências do ensino de enfermagem perioperatória. Alterações curriculares reduziram o tempo disponível de ensino-aprendizagem, com enfoque no perioperatório, e diluíram os conteúdos de enfermagem cirúrgica em outras disciplinas, podendo causar perdas irreversíveis para a formação de enfermeiros generalistas.

Considerações Finais:

ao rever aspectos históricos dos currículos nacionais da enfermagem, constatou-se que a nomenclatura enfermagem perioperatória nunca foi utilizada nos currículos, contudo a área cirúrgica sempre foi contemplada na graduação e pós-graduação. Tendências futuras assinalam a necessidade de integrar temáticas e preparar profissionais com perspectivas direcionadas à saúde mundial e tecnologia.

Descritores:
Assistência Perioperatória; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Brasil

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br