Acessibilidade / Reportar erro

Cuidados Paliativos ao paciente com SARS-CoV-2 em unidade de terapia intensiva: estudo compreensivo

RESUMO

Objetivo:

Compreender as ações multiprofissionais quanto à paliação de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva, acometidos pelo SARS-CoV-2.

Métodos:

Estudo compreensivo, qualitativo, realizado com 31 profissionais de Unidades de Terapia Intensiva de um hospital universitário, com base na Teoria do Fim de Vida Pacífico.

Resultados:

A análise dos discursos conduziu à identificação de duas categorias: “Ações multidisciplinares para promover o conforto no fim da vida” e “Cuidado paliativo durante o período pandêmico e o estímulo ao conforto emocional e espiritual”.

Considerações Finais:

Tornou-se evidente a necessidade de a administração local investir em medidas que minimizem as barreiras à implementação da assistência paliativa durante momentos de crise. A compreensão dos discursos ressaltou que profissionais não especializados podem fornecer cuidados paliativos básicos de maneira adequada, sem desmerecer a importância e a necessidade da presença de especialistas em Cuidados Paliativos em diferentes áreas hospitalares.

Descritores:
Assistência Terminal; Covid-19; Cuidados Paliativos; Sars-Cov-2; Unidades de Terapia Intensiva

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br