Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à dependência entre idosos com diabetes mellitus tipo 2

RESUMO

Objetivo:

identificar fatores associados à dependência entre idosos com Diabetes Mellitus (DM) tipo 2.

Método:

estudo epidemiológico-analítico com 99 idosos. Utilizados o Questionário Brasileiro de Avaliação Funcional Multidimensional e um questionário com variáveis sociodemográficas e clínicas. Descreveram-se as variáveis independentes comparando-as com o grau de dependência obtido pelo teste do Qui-Quadrado ou de Fisher, e estimou-se a força de associação por Odds Ratio e regressão múltipla.

Resultados:

prevaleceu o nível de dependência em 79,8% da amostra. Associaram-se com maior chance de dependência: cortar unhas dos pés; realizar limpeza doméstica; apresentar problemas geriátricos; incontinência urinária; tempo de diagnóstico de diabetes; queda no último ano; e inatividade física.

Conclusão:

considerando-se a associação positiva do DM com o aumento da chance de dependência entre idosos, há necessidade de direcionamento e adoção de medidas eficazes para garantir a funcionalidade e qualidade de vida dos idosos com DM de maneira equânime e democrática.

Descritores:
Enfermagem Geriátrica; Idoso; Saúde do Idoso; Diabetes Mellitus; Fatores de Risco

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br