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Conhecimento e experiência de graduandos de enfermagem em terapia infusional e acessos vasculares periféricos

RESUMO

Objetivos:

analisar o conhecimento e a experiência de graduandos de enfermagem relacionados à terapia infusional e aos acessos vasculares periféricos.

Métodos:

pesquisa descritiva, transversal, analítica, com 123 estudantes do curso de graduação em enfermagem que responderam a um instrumento semiestruturado.

Resultados:

a maioria, mulheres, com mediana de 51 anos; 87% consideraram o ensino recebido insuficiente para atuar na prática clínica. A média de pontos geral de conhecimento foi de 78,1 (DP± 8,97). Os temas flushing e lock do cateter (38,1%), seleção do cateter (34,2%), equipamentos para infusão (30,9%) e sítio de inserção (30,9%) apresentaram número significativo de erros.

Conclusões:

aulas práticas e realização de procedimentos nos serviços de saúde foram preditores para um melhor conhecimento sobre terapia infusional e acesso vascular pelos estudantes do curso de graduação em enfermagem.

Descritores:
Enfermagem; Dispositivos de Acesso Vascular; Conhecimento; Educação em Enfermagem; Programas de Graduação em Enfermagem.

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