Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da implementação de um protocolo de manejo da dor iniciado por enfermeiros no departamento de emergências

RESUMO

Objetivos:

avaliar a implementação de um protocolo de manejo da dor iniciado por enfermeiros para pacientes triados como semi-urgentes, e seu impacto na intensidade da dor, no Departamento de Emergências.

Métodos:

um estudo prospectivo de coorte com pacientes adultos com dor triados como semi-urgente e admitidos no Departamento de Emergências do hospital. Os pacientes que receberam a intervenção (protocolo de manejo da dor com administração de analgésico) foram comparados aos que foram manejados com uso da abordagem convencional (avaliação médica antes da administração de analgésico).

Resultados:

do total de 185 pacientes incluídos, 55 (30%) receberam a intervenção, e 130 (70%) foram manejados convencionalmente. Os pacientes do grupo de intervenção apresentaram maior probabilidade de tomar medicação para dor nas 4 horas anteriores à internação, e relataram maiores níveis de dor na internação e reduções mais significativas no nível de dor.

Conclusões:

apesar da baixa adesão ao protocolo, a intervenção resultou em relatos de maior alívio da dor.

Descritores:
Enfermeiras e Enfermeiros; Emergências; Enfermagem em Emergência; Manejo da Dor; Triagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br