Dubert et al., 2016(2626 Dubert CJ, Schumacher AM, Locker L, Gutierrez AP, Barnes VA. Mindfulness and Emotion Regulation among Nursing Students: investigating the mediation effect of working memory capacity. Mindfulness. 2016;7:1061-70. https://doi.org/10.1007/s12671-016-0544-6 https://doi.org/10.1007/s12671-016-0544-...
) (EUA) |
Examinar a relação entre atenção plena e regulação emocional em estudantes de enfermagem, bem como o potencial papel mediador da capacidade de memória de trabalho nessa relação. |
Transversal n=85 |
Houve correlação positiva significativa, mas relativamente pequena, entre atenção plena disposicional e regulação emocional (reavaliação). Tais resultados sugerem que atenção plena disposicional tem um efeito direto sobre o uso da reavaliação como estratégia de regulação emocional e capacidade de memória de trabalho. |
Chow et al., 2020(2727 Chow KM, Tang FWK, Tang WPY, Leung AWY. Resilience-building module for undergraduate nursing students: a mixed-methods evaluation. Nurse Educ Pract. 2020;49:102912. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102912 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.1029...
) (China) |
Desenvolver um módulo de construção de resiliência e avaliar o efeito da aplicação desse módulo sobre os resultados de resiliência, bem-estar e atenção plena em amostra de estudantes universitários de enfermagem. |
Sequencial explanatório n=195 |
A segunda oficina do módulo introduziu abordagens para gerenciamento do estresse, com foco particular no uso de práticas baseadas na atenção plena. Análises de regressão univariada e multivariada evidenciaram que a atenção plena disposicional apresentou correlações positivas significativas com a resiliência. Apenas a atenção plena disposicional permaneceu significativamente associada com resiliência, indicando que essa variável é um preditor independente relevante de resiliência. Notavelmente, os dados expostos sugerem que o nível de atenção plena disposicional previu independentemente a resiliência nesta amostra. Mais pesquisas são recomendadas para explorar os efeitos de programa de tratamento mais intensivo com foco mais forte na atenção plena e a inclusão de mais atividades em grupos menores. |
Salvarani et al., 2020(2828 Salvarani V, Ardenghi S, Rampoldi G, Bani M, Cannata P, Ausili D, et al. Predictors of psychological distress amongst nursing students: a multicenter cross-sectional study. Nurse Educ Pract. 2020;44. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102758 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.1027...
) (Itália) |
Avaliar o sofrimento psicológico em amostra de estudantes de enfermagem italianos e explorar sua relação com fatores sociodemográficos e psicológicos, especificamente atenção plena disposicional, dificuldades de regulação emocional e empatia. |
Transversal n=622 |
Em relação às dimensões de atenção plena disposicional que predizem o desempenho psicológico dos estudantes de enfermagem, os participantes com níveis mais altos de descrever (p = 0,016), agir com consciência (p < 0,001), não julgamento (p < 0,001) e não reatividade (p < 0,001) tiveram níveis mais baixos de sofrimento psicológico. Esses resultados sugerem que a inclusão de intervenções baseadas na atenção plena pode ser benéfica na proteção dos estudantes de enfermagem ao estresse. |
Lee e Jang, 2021(2929 Lee M, Jang KS. Mediating Effects of Emotion Regulation between Socio-Cognitive Mindfulness and Achievement Emotions in Nursing Students. Healthcare (Basel). 2021;21(9):1238. https://doi.org/10.3390/healthcare9091238 https://doi.org/10.3390/healthcare909123...
) (Coréia do Sul) |
Investigar as relações entre atenção plena sociocognitiva, regulação emocional e emoções positivas e negativas de realização entre estudantes universitários de enfermagem. |
Transversal n=459 |
Atenção plena sociocognitiva correlacionou-se positivamente com a reavaliação e negativamente com a supressão. Além disso, a reavaliação mediou a ligação entre atenção plena sociocognitiva e as emoções positivas, e a supressão mediou a ligação entre atenção plena sociocognitiva e as emoções negativas. Esses achados sugerem que a atenção plena sociocognitiva pode ser eficaz na regulação das emoções entre estudantes de enfermagem, melhorando a reavaliação e reduzindo a supressão. |
Costa et al., 2022(3030 Costa DAV, Kogien M, Hartwig SV, Ferreira GE, Guimarães MKOR, Ribeiro MRR. Dispositional mindfulness, emotional regulation and perceived stress among nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2022;56. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0086en https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP...
) (Brasil) |
Investigar a correlação entre atenção plena disposicional, regulação emocional e estresse percebido e verificar fatores associados à atenção plena disposicional em estudantes de enfermagem. |
Transversal n=335 |
Identificaram-se escores médios moderados de atenção plena disposicional, regulação emocional e estresse percebido. Não foi evidenciada correlação significativa entre atenção plena disposicional, o escore geral de regulação emocional e estresse percebido, tendo essa primeira variável se correlacionado fracamente com a dimensão de regulação emocional supressão das emoções. Assim, os resultados sinalizam relação entre a atenção plena disposicional apenas com a dimensão de regulação emocional e supressão das emoções. |
Noroozie e Mohebbi-Dehnavi, 2022(3131 Noroozi M, Mohebbi-Dehnavi Z. Comparison of the effect of two educational methods based on mindfulness and cognitive emotion strategies on psychological well-being and anxiety of eighth-semester midwifery students before the final clinical trial. J Educ Health Promot. 2022;28(11):295. https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_1427_21 https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_1427_2...
) (Irã) |
Investigar e comparar o efeito de dois métodos educacionais baseados na atenção plena e estratégias de regulação emocional cognitiva no bem-estar psicológico e na ansiedade de estudantes de enfermagem e obstetrícia. |
Quase-experimental Pré- e pós-teste n=30 |
Os resultados do presente estudo mostraram que o treinamento baseado na atenção plena e de regulação emocional cognitiva pode reduzir os escores de ansiedade e aumentar os escores de bem-estar psicológico em estudantes de enfermagem e obstetrícia antes do exame abrangente. Para tanto, recomenda-se considerar programas educativos baseados em práticas de atenção plena e regulação emocional cognitiva para promover a saúde mental e o sucesso acadêmico/profissional desse grupo de alunos. |