Acessibilidade / Reportar erro

Variáveis ambientais e erros no preparo e administração de medicamentos

RESUMO

Objetivo:

identificar a relação entre os fatores ambientais e os erros de preparo e administração de antibacterianos.

Método:

estudo observacional, transversal, realizado entre agosto a dezembro de 2014 em duas unidades clínicas. A amostra foi composta de 265 doses de medicamentos, observadas em diferentes turnos, que por meio de um formulário tiveram as condições ambientais de ruído, iluminação, umidade, temperatura e espaço físico mensuradas nas etapas de preparo e administração.

Resultados:

a dimensão física para o preparo foi inadequada em uma unidade (3,8m2), e os itens iluminação, temperatura e ruído foram extremamente oscilantes nos três turnos e nas duas clínicas, com médias geralmente acima do recomendado para o ambiente hospitalar, porém, as variações de iluminação e ruído não foram estatisticamente significativas para provocar erros de dose ou de escolha errada do medicamento (p>0,05).

Conclusão:

as variáveis ambientais analisadas podem favorecer erros de medicação tanto na etapa de preparo quanto na administração.

Descritores:
Antibacterianos; Segurança do Paciente; Erros de Medicação; Enfermagem; Uso de Medicamentos

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br