Acessibilidade / Reportar erro

Percepção do discente de enfermagem: uso do Escape Room no ensino de habilidades de liderança

RESUMO

Objetivos:

compreender a percepção do discente de enfermagem quanto ao uso do Escape Room para o desenvolvimento de habilidades de liderança.

Métodos:

estudo qualitativo exploratório-descritivo, com 97 graduandos de enfermagem. Foram aplicadas sessões de jogos de Escape Room, totalizando dez. Posteriormente, foi realizado um debriefing e análise feita pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo, por meio da técnica do grupo focal. Os procedimentos éticos foram respeitados.

Resultados:

as percepções dos discentes sobre o uso dessa metodologia para desenvolver habilidades de liderança foram positivas e significativas. Destacam-se a eficácia do jogo no ensino e o desenvolvimento dessas habilidades na prática da enfermagem.

Considerações Finais:

o jogo foi uma metodologia ativa efetiva na abordagem do conteúdo proposto, promovendo satisfação e fácil assimilação.

Descritores:
Liderança; Ensino; Gamificação; Enfermagem; Percepção

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br