Acessibilidade / Reportar erro

Estimulação cognitiva em pessoas com doença mental na comunidade: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

analisar a efetividade das técnicas de Estimulação Cognitiva em contexto comunitário e domiciliário, na pessoa com doença mental estabilizada e suas famílias.

Método:

Revisão Integrativa da Literatura, tendo como critérios de inclusão estudos primários que avaliem a efetividade das técnicas de Estimulação Cognitiva em pessoas com doença mental em fase estável, com idade superior a 18 anos, na comunidade e domicílio. Foram selecionados seis artigos.

Resultados:

verificou-se melhoria de capacidades cognitivas como atenção, memória de trabalho e funções executivas; não se apuraram diferenças conceptuais, nem nos resultados, entre os programas de Estimulação Cognitiva para pessoas com diferentes patologias; as ferramentas informáticas são cada vez mais utilizadas; o tamanho das amostras é limitador da análise dos ganhos; o papel do enfermeiro não foi esclarecido; os ganhos para as famílias não foram estudados.

Considerações finais:

os resultados obtidos nesta revisão revelam a necessidade de se conhecer mais sobre a temática.

Descritores:
Remediação Cognitiva; Reabilitação; Transtornos Mentais; Enfermagem Psiquiátrica; Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br