Acessibilidade / Reportar erro

Construção histórica e social das práticas de auxiliares e técnicas de enfermagem na Atenção Primária

RESUMO

Objetivos:

analisar as práticas das auxiliares e técnicas de enfermagem no contexto da Atenção Primária em Saúde em município do interior do estado de São Paulo.

Métodos:

estudo transversal, quantitativo, realizado com 104 auxiliares de enfermagem e 46 técnicas de enfermagem atuantes na Atenção Primária. Os dados, coletados por meio de questionários estruturados, são apresentados por estatística descritiva e analisados com base nos elementos essenciais de Primeiro contato e Longitudinalidade.

Resultados:

as profissionais eram, majoritariamente, mulheres, casadas, com filhos, baixa participação política e coletiva. Foram identificadas 13 atividades relacionadas ao Primeiro contato; e 10, sobre a Longitudinalidade.

Conclusões:

a inserção e a capilarização das práticas das auxiliares e técnicas de enfermagem evidenciam essas profissionais como principais responsáveis pelo primeiro contato nesse contexto, destacando sua relevância na longitudinalidade do cuidado e na composição do trabalho das equipes de saúde, contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde.

Descritores:
Papel do Profissional de Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; Técnicos de Enfermagem; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br