Acessibilidade / Reportar erro

Metodologia Lean Seis Sigma para melhoria do processo de alta em uma unidade de terapia intensiva

RESUMO

Objetivos:

descrever o processo de implementação do Lean Seis Sigma para melhoria do processo de alta em uma unidade de terapia intensiva brasileira.

Método:

foi realizado um estudo prospectivo, que seguiu o método de desenvolvimento de projetos intitulado DMAIC (Define-Measure-Analyze-Improve-Control). Este método constituiu cinco fases, sendo elas: a definição do projeto, mensuração do ponto inicial e coleta de dados, análise dos resultados, melhoria dos processos e controle estatístico.

Resultados:

a aplicação da metodologia Lean Seis Sigma foi efetiva para melhoria do processo de alta da unidade de terapia intensiva para a unidade de internação. Esta melhoria representou uma redução no tempo médio de alta de 189 para 75 minutos, totalizando uma melhoria de 61%.

Conclusões:

este artigo demonstra a efetividade da aplicação da metodologia Lean Seis Sigma para melhoria do fluxo de alta em uma unidade crítica, possibilitando ganhos na redução de tempo e desperdícios.

Descritores:
Gestão da Qualidade; Melhoria de Qualidade; Administração em Saúde; Fluxo de Trabalho; Unidades de Terapia Intensiva

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br