Acessibilidade / Reportar erro

Duração e qualidade do sono da equipe de enfermagem brasileira que trabalha em turnos

RESUMO

Objetivo:

analisar a duração e qualidade do sono em profissionais de enfermagem que trabalham em turnos.

Método:

pesquisa transversal, analítica, realizada entre setembro de 2017 e abril de 2018, em hospital público do Sul do Brasil, com equipe de enfermagem. Foram utilizados questionário sócio-ocupacional e de sintomas de saúde, Escala de Sonolência de Epworth e Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh. Os dados são apresentados como estatística descritiva e inferencial, análise bivariada e regressão logística binária.

Resultados:

participaram 308 profissionais de enfermagem com predomínio de sono prolongado, ausência de sonolência e má qualidade do sono. Sono de curta duração (<6h) foi associado a turno diurno e má qualidade do sono. Qualidade do sono esteve associada à presença de sonolência diurna excessiva e trabalho diurno.

Conclusão:

turno de trabalho, insônia e cefaleia foram os principais fatores relacionados ao sono de curta duração para profissionais de enfermagem. Os resultados podem justificar o desenvolvimento de pesquisas de intervenção para a saúde do trabalhador.

Descritores:
Equipe de Enfermagem; Jornada de Trabalho em Turnos; Hospitais Públicos; Sono; Sinais e Sintomas

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br