Pesquisa descritiva, qualitativa, que objetivou conhecer como os profissionais de atenção pré-hospitalar percebem as intervenções nas pessoas em crise psíquica. O estudo foi realizado, no estado de Santa Catarina, com quatro equipes das Unidades de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mediante entrevista, no período de abril a junho de 2011. Utilizou-se como método de análise o Discurso do Sujeito Coletivo. Dos resultados emergiram dois temas: Percepção das dificuldades no atendimento à pessoa em crise psíquica e Sugestões na busca por um atendimento mais próximo do desejado à pessoa em crise psíquica. As dificuldades apontadas se relacionam à falta de capacitação e de um local para encaminhamento e sugerem treinamento e sistematização do atendimento. Conclui-se que se faz necessário investir em processo de formação pautado em novas estratégias de cuidado norteadas pelos princípios do SUS e no paradigma psicossocial, além de rediscutir a estratégia de protocolos como sistemas norteadores e não padronizadores.
Saúde Mental; Crise; Psiquiatria; Assistência; Urgência