RESUMO
Objetivos: comparar a percepção de supervisores pedagógicos e de supervisores clínicos sobre os erros cometidos por estudantes de enfermagem em estágio clínico.
Métodos: estudo qualitativo exploratório-descritivo, desenvolvido com 105 participantes. Coleta de dados realizada com questionário com perguntas abertas. Análise de conteúdo realizada segundo modelo conceptual de erros de estudantes em ensino clínico.
Resultados: os supervisores pedagógicos percebem, em ordem decrescente, os erros nas competências transversais, na execução de cuidados e de medicação. Os supervisores clínicos percebem, por ordem decrescente, a execução de cuidados, de medicação e as competências transversais.
Considerações Finais: verificou-se coincidência e complementaridade nas percepções de supervisores clínicos e de supervisores pedagógicos, embora não na mesma ordem, em relação aos erros cometidos. O estudo apresenta contribuições relativas ao conhecimento existente em relação aos erros de medicação, que não são os mais percebidos, e os de competências transversais, que assumem posição de destaque.
Descritores: Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Erros Médicos; Pesquisa Qualitativa; Estágio Clínico