Acessibilidade / Reportar erro

Mapeamento cruzado entre indicadores clínicos para a assistência em terapia intensiva e intervenções de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Identificar os principais indicadores clínicos para a assistência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mapeá-los nas intervenções de enfermagem descritas pela Nursing Interventions Classification (NIC).

Métodos:

Estudo de revisão integrativa de literatura, seguido de mapeamento cruzado entre os indicadores clínicos para assistência em UTI e as intervenções e atividades de enfermagem da Nursing Interventions Classification.

Resultados:

Foram identificados 36 artigos, que resultaram em 285 indicadores clínicos para a assistência em UTI, sendo a assistência ventilatória mecânica, a dor, a sedação, a agitação psicomotora, o delirium, a ansiedade, a frequência cardíaca alterada, a dieta por sonda naso/oroenteral e a diarreia os indicadores clínicos para assistência em UTI mais prevalentes. Estes foram mapeados em 12 intervenções e 130 atividades de enfermagem da Nursing Interventions Classification.

Considerações finais:

Conclui-se que os indicadores clínicos para a assistência em UTI associados à Nursing Interventions Classification são dados concretos que auxiliam o enfermeiro intensivista em sua prática clínica.

Descritores:
Sinais e Sintomas; Unidades de Terapia Intensiva; Cuidados de Enfermagem; Indicadores de Saúde; Classificação de Intervenções de Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br