RESUMO
Objetivos:
avaliar o impacto de intervenção educativa na compreensão sobre recomendações para saúde após transplante de fígado.
Métodos:
ensaio clínico randomizado prospectivo, com 68 transplantados de fígado em duas instituições. Avaliou-se o nível de compreensão por meio de escala de concordância de afirmativas e classificou-se o escore de compreensão. Utilizou-se teste qui-quadrado para comparação dos grupos.
Resultados:
o nível de compreensão foi razoável em 77,9% dos pacientes, sendo 73,5% no Grupo Controle e 82,3% no Grupo Intervenção (p=0,399). Para temas abordados após ação educativa, houve mais de 80% de acertos sobre alimentação, hidratação frequente, uso e função do imunossupressor. Entretanto, houve menos de 10% de acertos sobre higienização das mãos, contato com animais e aglomerações de pessoas. A utilização dos recursos áudio, visual e tátil do paciente ocasionou melhora na compreensão sobre cuidado com a pele (p=0,014).
Conclusões:
o nível de compreensão adquirido às recomendações para saúde foi apenas razoável.
Descritores:
Educação em Saúde; Transplante de Fígado; Alta do Paciente; Compreensão; Autocuidado