Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de adaptação no preparo para o parto no contexto de pandemia: Teoria de Roy

RESUMO

Objetivos:

conhecer o processo de adaptação ao parto durante a pandemia de covid-19, a partir da perspectiva de um grupo de gestantes.

Métodos:

realizou-se um estudo qualitativo, descritivo-exploratório com 23 mulheres. Os dados foram coletados entre outubro e dezembro de 2021, através de documentação e entrevistas semiestruturadas, analisados conforme a metodologia de Minayo e o Modelo de Adaptação de Roy.

Resultados:

identificaram-se diversos tipos de estímulos - focais, contextuais e residuais - que influenciaram a preparação para o parto. O grupo online mostrou-se essencial para facilitar a adaptação das gestantes, oferecendo um suporte significativo e gerando um feedback positivo para o preparo para o parto.

Considerações Finais:

identificou-se a importância de grupos de gestantes como estratégia para melhorar a adaptação ao parto, destacando a eficácia deste suporte tanto entre profissionais e participantes quanto entre as gestantes, fortalecendo a rede de apoio e a preparação para o parto durante um período desafiador como uma pandemia.

Descritores:
Gravidez; Educação em Saúde; Parto; Pandemia; Estratégia de Adaptação.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br