Promoção da Saúde |
Xiangyang T, Lan Z, Xueping M, Tao Z, Yuzhen S, Jagusztyn M(77 Xiangyang T, Lan Z, Xueping M, Tao Z, Yuzhen S, Jagusztyn M. Beijing health promoting universities: practice and evaluation. Health Promot Int[Internet]. 2003 [cited 2015 Sep 17];18(2):107-13. Available from: http://heapro.oxfordjournals.org/content/18/2/107.full.pdf+html. doi:10.1093/heapro/18.2.107
http://heapro.oxfordjournals.org/content...
)
|
China/ 2003 |
Criar universidades promotoras da saúde tendo como base os princípios da Carta de Ottawa para a promoção da sáude. Melhorar o ambiente de suporte à saúde no âmbito da comunidade universitária. Capacitar os membros da comunidade universitária para que possam melhorar e preservar as suas próprias saúdes e a de terceiros. |
Comunidade educativa, poder local, instituições de saúde e consultoria de peritos na educação para a saúde, Organização Mundial de Saúde. |
Educação pelos pares e programas de educação para a saúde. Criação de serviços de saúde (cessação tabágica, saúde mental e prevenção de IST/SIDA, nutrição). Implementar atividades na comunidade com a participação dos estudantes. Reformulação das políticas da universidade com vistas a promover a saúde dos estudantes, professores e funcionários administrativos. Criação de um ambiente físico e social saudável. Integração curricular de uma disciplina de educação para a saúde. |
Promoção da Saúde |
Prieto RA(1313 Prieto RA. Modelo de promoción de la salud, con énfasis en actividad física, para una comunidad estudiantil universitaria. Rev Salud Pública[Internet]. 2003[cited 2015 Sep 17];5(3):284-300. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642003000300005
http://dx.doi.org/10.1590/S0124-00642003...
)
|
Colômbia/ 2003 |
Desenhar um modelo de promoção de saúde direcionado à atividade física de uma comunidade acadêmica. |
Estudantes universitários e profissionais de saúde |
Modelo multidimensional: identificação de necessidades; elaboração do programa, validação e implementação. Cursos livres de esportes, grupos de dança; assistência terapêutica; 2 seminários abertos; assessoria direta aos desportistas. As atividades foram incluídas nos espaços curriculares. |
Moskovics JM, Calvetti PÜ(1414 Moskovics JM, Calvetti PÜ. Formação de multiplicadores para a prevenção das DST/AIDS numa universidade espanhola. Psicologia: Ciência e Profissão. [Internet] 2008 [cited 2015 Sep 17];28(1):210-17. Available from: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v28n1/v28n1a16.pdf
http://www.scielo.br/pdf/pcp/v28n1/v28n1...
)
|
Espanha/ 2008 |
Descrever a experiência de um curso de capacitação desenvolvido para prevenção das DST/AIDS. |
Estudantes de Master |
Workshops de capacitação desenvolvidos por psicólogos. O curso teve 15h de duração, no decorrer de três semanas, cinco encontros de 3h, com oficinas sobre sexualidade, DST/AIDS, drogas e elaboração de projetos. Foram realizadas atividades com base numa metodologia participativa e problematizadora. Oportunizaram-se técnicas vivenciais sobre vulnerabilidade, prevenção, promoção de saúde e protagonismo. Foram capacitados agentes multiplicadores e criado um espaço de formação/reflexão tendo em vista a conscientização das emoções e dos valores envolvidos, bem como de conhecimentos relativos à prevenção das DST/AIDS. |
Tavares J, Pereira A, Gomes AA, Cabral AP, Fernandes C, Huet I, et al.(1515 Tavares J, Pereira A, Gomes AA, Cabral AP, Fernandes C, Huet I, et al. Estratégias de promoção do sucesso académico: uma intervenção em contexto curricular. Anál Psicol [Internet]. 2006 [cited 2015 Sep 17];24(1):61-72. Available from: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v28n1/v28n1a16.pdf
http://www.scielo.br/pdf/pcp/v28n1/v28n1...
)
|
Portugal/ 2006 |
Apresentar uma intervenção curricular no âmbito de uma disciplina de opção livre, denominada Estratégias de Promoção do Sucesso Acadêmico no Ensino Superior. |
Estudantes e docentes universitários |
Sessões preparatórias e reflexão sobre um tema, seguidas de sessões plenárias ("Ritmo de sono e vigília em estudantes universitários e sucesso acadêmico"; "Literácias e sucesso acadêmico"; "Técnicas de discurso e apresentação de trabalhos"; "Experiências de aprendizagem e autoregulação acadêmica"; "Promoção da saúde e bem-estar no Ensino Superior". Poderia ser desenvolvido pelos estudantes (ou especialistas convidados por estes) com acesso on-line. |
Cabrera RA, Ramos GS, Palú MEC, Cáceres BP(1616 Cabrera RA, Ramos GS, Palú MEC, Cáceres BP. Estrategia educativa sobre promoción en salud sexual y reproductiva para adolescentes y jóvenes universitarios. Rev Cubana Salud Pública[Internet]. 2013[cited 2015 Sep 17];39(1):161-74. Available from: https://scielosp.org/pdf/rcsp/2013.v39n1/161-174/es
https://scielosp.org/pdf/rcsp/2013.v39n1...
)
|
Cuba/ 2013 |
Promover a saúde sexual e reprodutiva dos estudantes. |
Estudantes universitários |
Grupos focais e entrevistas em profundidade; workshops de capacitação e comunicação; Programa de rádio e jornais; aconselhamento personalizado. Verificou-se melhoria dos conhecimentos dos estudantes. |
Mello MVO, Junior BR, Menossi BRS, Vieira FSF(1717 Mello MVO, Bernardelli Jr B, Menossi BRS, Vieira FSF. Comportamentos de risco para a saúde de estudantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Brasil): uma proposta de intervenção online. Ciênc Saúde Colet[Internet]. 2014[cited 2015 Sep 17];19(1):159-64. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n1/1413-8123-csc-19-01-00159.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n1/1413-...
)
|
Brasil/ 2014 |
Promover estilos de vida saudáveis por meio da utilização das redes sociais. |
Estudantes |
Posts de mensagens preventivas: atividade física, hábitos alimentares; drogas; doenças; atividade sexual; segurança e trânsito. Verificou-se aumento da utilização das redes sociais. |
Alvarez M, Oliveira M(1818 Alvarez M, Oliveira M. Programa de prevenção do HIV/SIDA para estudantes universitários: um estudo piloto. Rev Port Educ[Internet]. 2000[cited 2015 Sep 17];20(2):183-211. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37420207
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37...
)
|
Portugal/ 2007 |
Aumentar as competências comportamentais e estimular a adoção de comportamentos preventivos diante de HIV/SIDA que não envolvam apenas o uso consistente do preservativo, mas nomeadamente a realização de teste de despistagem do HIV/SIDA por ambos os parceiros. |
Estudantes universitários |
Capacitação com 6 sessões semanais de 3 horas cada envolvendo um grupo controle sujeito a outras intervenções e uma avaliação pré e pós-teste, com follow-up decorridos 6 meses. Verificou-se melhoria na adesão a outros comportamentos preventivos para além do uso de preservativos e na realização de testes de despistagem do HIV/SIDA. |
Reger B, Williams K, Kolar M, Smith H, Douglas J(1919 Reger B, Williams K, Kolar M, Smith H, Douglas J. Implementing University-Based Wellness: a participatory planning approach. Health Promot Pract[Internet]. 2002 [cited 2015 Sep 17];3(4):507-14. Available from: http://hpp.sagepub.com/content/3/4/507.abstract. doi:10.1177/152483902236721 http://hpp.sagepub.com/content/3/4/507.a...
)
|
EUA/ 2002 |
Implementar um plano de bem-estar geral para a universidade. |
Estudantes do ensino pré e pós- graduado, docentes, administrativos, funcionários e reformados voluntários, sindicatos, médico escolar e líder comunitário. |
Projeto de 12 semanas, com sessões semanais de ação participativa, tomada de decisão e resolução de problemas. Atividades participativas sobre estilos de vida saudáveis, reflexão, discussão e planificação de programas de bem-estar, com avaliação do estado de saúde no início e ao término das 12 semanas, constando de: medidas antropométricas, pressão arterial, análises clínicas, além de questionário de avaliação do risco de saúde. O projeto resultou na criação de um gabinete de saúde e bem-estar, programas de medicina do trabalho, cursos de pós-graduação sobre gestão e avaliação de estilos de vida, relatórios com a avaliação de prevalência de risco e propostas de avaliação. Conferência anual sobre saúde e bem-estar na Universidade. |
Promoção da Saúde |
Mason IG, Brooking AK, Oberender A, Harford JM, Horsley PG(2020 Mason IG, Brooking AK, Oberender A, Harford JM, Horsley PG. Implementation of a zero waste program at a university campus. Resourc Conserv Recycl[Internet]. 2003 [cited 2015 Sep 17];38(4):257-69. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/S0921-3449(02)00147-7
http://dx.doi.org/10.1016/S0921-3449(02)...
)
|
Nova Zelândia/ 2002 |
Gerir o ambiente e reduzir a produção de lixo. |
Gestores universitários, estudantes, docentes e não docentes. |
Introdução de sistemas de coleta seletiva de resíduos e gestão ambiental (física e de energia); formação da comunidade educativa. Verificadas redução na quantidade de lixo e econonia de energia que, pela eficácia, financiaram 50% do programa. Assinou-se um protocolo de responsabilidade ambiental, inclusão curricular e criação de um clube do ambiente e envolvimento de empresas na gestão de resíduos. |
Healy D, Mc Sharry P(2121 Healy D, Mc-Sharry P. Promoting self-awareness in undergraduate nursing students in relation to their health status and personal behaviours. Nurse Educ Pract[Internet]. 2011[cited 2015 Sep 17];11(4):228-333. Available from: http://www.nurseeducationinpractice.com/article/S1471-5953(10)00135-6/abstract. doi:10.1016/j.nepr.2010.10.009
http://www.nurseeducationinpractice.com/...
)
|
Irlanda/ 2010 |
Promover a autoconsciência nos alunos de enfermagem em relação ao próprio estado de saúde e comportamentos pessoais. |
Estudantes de Enfermagem |
Os estudantes tiverem a oportunidade de avaliar o estresse percebido nas suas vidas e foram seguidos em sessões de relaxamento guiadas pelo facilitador. Os processos de ensino focam-se na participação ativa dos estudantes por meio do compartilhamento de experiências. Workshops foram incluídos no currículo do curso de enfermagem. |
Saúde Pública |
Murphy BL, Dipietro, NA, Kier KL(2222 Murphy BL, Dipietro NA, Kier KL. Knowledge and use of folic acid among college women: a pilot health promotion program led by pharmacy students and faculty. Pharmacy Practice[Internet]. 2010 [cited 2015 Sep 17];8(4):220-5. Available from: http://dx.doi.org/10.4321/S1886-36552010000400003
http://dx.doi.org/10.4321/S1886-36552010...
)
|
EUA/ 2010 |
Aumentar conhecimentos e a utilização de ácido fólico. |
Estudantes universitários de Farmácia |
Palestra de 30 minutos, cartazes e mensagens por e-mail com avaliação antes e após 4 semanas. |
Lameiras M, Ricoy MC, Carrera MV, Failde J M, Núñez AM(2323 Lameiras M, Ricoy MC, Carrera MV, Failde JM, Núñez AM. Evaluación del uso del preservativo femenino promovido desde un programa de educación para la salud: un enfoque cualitativo. Saúde Soc[Internet]. 2011 [cited 2015 Sep 17];20(2):410-24. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000200013
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011...
)
|
Espanha/ 2011 |
Conhecer a satisfação com a utilização do preservativo feminino, bem como as vantagens e os obstáculos encontrados para usá-lo. |
Estudantes universitários e especialistas |
Workshops de capacitação sobre contracepção e proteção sexual com grupos mistos, apenas de homens e mulheres (3 sessões com 1,5h cada). Sessões de avaliação com grupos de discussão com a duração de 45 a 60 minutos. Verificados aumento da satisfação com o uso do preservativo e ampliação dos conhecimentos. |
Cabieses B, Muñoz M, Zuzulich S, Contreras A(2424 Cabieses B, Muñoz M, Zuzulich S, Contreras A. Cómo implementar la nueva ley chilena antitabaco al interior de la universidad. Rev Panam Salud Publica[Internet]. 2008 [cited 2015 Sep 17];23(5):361-8. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892008000500013
http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892008...
)
|
Chile/ 2006 |
Implementar a lei antitabaco na universidade. |
Comunidade acadêmica de Enfermagem, especialistas e Ministério da Saúde |
Trabalho colaborativo e sustentável entre vários membros importantes da comunidade: concurso internacional "Quit & Win"; Dia Mundial sem Tabaco; fórum de debate; distribuição de folhetos; website; aviso público. Verificou-se alteração nas políticas de saúde e organizacionais. |
Mendoza AZ(2525 Mendoza AZ. Actividades realizadas en enseñanza a traves del programa de promoción de la salud y prevención de adicciónes en el periodo 2003-2004. Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2005 [cited 2015 Sep 17];13(spe2):1201-1206. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000800015
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005...
)
|
México/ 2005 |
Contribuir para a redução do consumo de drogas mediante um processo de liderança transformador, que promova enfoque holístico e de promoção da saúde. |
Estudantes de Enfermagem e comunidade |
Campanhas regulares de promoção de educação em saúde para a universidade e comunidade em geral; Formação de grupos de apoio à saúde; Sistema de educação em saúde por meio de intervenção em feiras de saúde; Cuidados e avaliação individualizados. Foram criadas políticas de saúde no âmbito acadêmico, em articulação com a comunidade, e redes de investigação de nível nacional e internacional. |
Saúde Pública |
Rodriguéz BC, Chacón AJM, González TR(2626 Rodriguéz BC, Chacón AJM, González TR. Prevención integral de consumo de alcohol y drogas en estudiantes universitarios: una propuesta de intervención grupal. Acta Colombiana Psicol [Internet]. 2010 [cited 2015 Sep 17];13(2):19-33. Available from: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3636173.pdf
https://dialnet.unirioja.es/descarga/art...
)
|
México/ 2010 |
Reduzir o consumo de álcool e outras drogas em estudantes universitários por meio do fornecimento de ferramentas para aumentar os fatores de proteção e diminuir aqueles de risco. |
Voluntários, matriculados na Universidade com 19-30 anos, especialistas |
Workshop com duração de 6 meses, em um total de 15 sessões, e avaliação por meio de questionários. Promoveu-se a interação com a participação ativa dos participantes e verificou-se redução dos fatores de risco e aumento dos protetores. |
Higgins SJW, Lauzon LL, Yew AC , Bratseth CD , McLeod N(2727 Higgins SJW , Lauzon LL , Yew AC , Bratseth CD , McLeod N . Wellness 101: health education for the university student. Health Educ[Internet]. 2010[cited 2015 Sep 17];110(4):309-27. Available from: http://dx.doi.org/10.1108/09654281011052655
http://dx.doi.org/10.1108/09654281011052...
)
|
Canadá/ 2010 |
Promover o bem-estar no campus universitário. |
Estudantes universitários |
Curso de promoção da saúde de 13 semanas, com 39h de contato, durante 2 anos. Verificou-se aumento dos conhecimentos a nível nutricional, bem-estar social e ambiental, autocuidado, gestão emocional e ocupacional. Implementada corrida temática relacionada com saúde e bem-estar. |
Universidades Promotoras de Saúde |
Dooris M, Doherty S(88 Dooris M, Doherty S. Healthy Universities: time for action: a qualitative research study exploring the potential for a national programme. Health Promot Int[Internet]. 2010[cited 2015 Sep 17];25(1):94-106. Available from: http://heapro.oxfordjournals.org/content/25/1/94.long. doi: 10.1093/heapro/daq015
http://heapro.oxfordjournals.org/content...
)
|
Reino Unido/ 2010 |
Explorar o potencial para a criação de programa Nacional de UPS que possa contribuir para saúde, bem-estar e desenvolvimento sustentável. |
Associação. Acadêmica de estudantes do Ensino Superior, Departamento de Saúde e de Inovação das Universidades; Academia de Educação Superior; Ministério do Ensino Superior; União Nacional de Estudantes; Royal Society das Universidades de Saúde Pública |
Implementação de um programa nacional para Universidades Promotoras de Saúde. Realização de workshops em parceria com a Rede Nacional de Universidades Saudáveis, a fim de apresentar os resultados dos estudos de investigação desenvolvidos no âmbito nacional com parceiros e Universidades. Resultou em um trabalho em rede mediante a criação de standards com impacto na saúde e no bem-estar de todos estudantes e restante da academia, por meio da educação, investigação e transferência de conhecimento e práticas institucionais, com benefícios também para a Saúde Pública. |