Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e validação de conteúdo de um Instrumento de classificação de risco

RESUMO

Objetivo:

Desenvolver e validar o conteúdo de um instrumento para classificação de risco do paciente em serviços de emergência da Atenção Primária à Saúde.

Método:

Estudo composto por duas etapas: geração de itens e validade de conteúdo. Foi realizada revisão de literatura e análise retrospectiva dos prontuários para criação dos itens do instrumento. Na validação de conteúdo, foi usado o Content Validity Ratio (CVR) para averiguar a concordância entre os juízes.

Resultados:

O instrumento de classificação de risco foi validado por 75 e 71 juízes no primeiro e segundo ciclo, respectivamente. Foi utilizado escore mínimo da aderência ao item da variável latente com base no número final de juízes, adotando 0,22 e 0,18; e foram mantidos 52 itens divididos em três categorias de classificação (vermelho, laranja e amarelo).

Conclusão:

O instrumento foi considerado válido quanto à clareza, relevância, pertinência e concordância em relação à gravidade indicada no item.

Descritores:
Classificação de Risco; Estudo de Validação; Psicometria; Gravidade do Paciente; Atenção Primária a Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br