Crowe S, Ewart L, Derman S(1818 Crowe S, Ewart L, Derman S. The impact of simulation based education on nursing confidence, knowledge and patient outcomes on general medicine units. Nurse Educ Pract. 2017;29:70-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11.017
http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.11...
) 2017 |
Avaliar o impacto do uso da simulação na educação em Enfermagem para aumentar a confiança e conhecimento dos enfermeiros, bem como melhora do desfecho de pacientes em unidades de medicina de um hospital no Canadá. |
A simulação forneceu um ambiente que permitiu aos enfermeiros a oportunidade de explorar e desenvolver o pensamento crítico em situações de piora clínica, resultando em um aumento de conhecimento e confiança para assistir aos pacientes em piora clínica. |
Sánchez-Expósito J, Costa CL, Agea JLD, Izquierdo MDC, Rodríguez DJ(1919 Sánchez-Expósito J, Costa CL, Agea JLD, Izquierdo MDC, Rodríguez DJ. Ensuring relational competency in critical care: importance of nursing students' communication skills. Intensive Crit Care Nurs. 2018;44:85-91. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.08.010
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.08...
) 2017 |
Analisar as habilidades de comunicação dos alunos em interação com os pacientes críticos simulados. |
Evidenciou-se que, em cenários com pacientes criticamente enfermos, os alunos tendem a se concentrar mais nas habilidades clínicas e na tecnologia avançada do que em aspectos emocionais ou comunicativos ao lidar com pacientes. |
Karlsen MW, Gabrielsen AK, Falch AL, Stubberud DG(2020 Karlsen MW, Gabrielsen AK, Falch AL, Stubberud DG. Intensive care nursing students' perceptions of simulation for learning confirming communication skills: a descriptive qualitative study. Intens Crit Care Nurs. 2017;42:97-104. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.04.005
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2017.04...
) 2017 |
Explorar as experiências de estudantes de Enfermagem em cuidados intensivos, com treinamento de habilidades de comunicação em um ambiente simulado. |
Após o curso de simulação, os alunos relataram melhores habilidades de comunicação. O desafio é transferir as habilidades encontradas no cenário para a assistência real ao paciente. |
McRae ME, Chan A, Hulett R, Lee AJ, Coleman B(2121 McRae ME, Chan A, Hulett R, Lee AJ, Coleman B. The effectiveness of and satisfaction with high-fidelity simulation to teach cardiac surgical resuscitation skills to nurses. Intens Crit Care Nurs. 2017;40:64-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11.001
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2016.11...
) 2017 |
Testar o efeito da simulação na ressuscitação em cirurgia cardíaca na autoconfiança dos enfermeiros e a sua satisfação com a experiência de simulação. |
Os escores de autoconfiança para realizar procedimentos de ressuscitação cardíaca e cirúrgica foram maiores após a simulação. Os enfermeiros demonstraram-se altamente satisfeitos após a simulação. |
Smith JM, Van Aman MN, Schneiderhahn ME, Edelman R, Ercole PM(2222 Smith JM, Van Aman MN, Schneiderhahn ME, Edelman R, Ercole PM. Assessment of delirium in intensive care unit patients: educational strategies. J Contin Educ Nurs. 2017;48(5):239-44. doi: http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170418-09
http://dx.doi.org/10.3928/00220124-20170...
) 2017 |
Avaliar a efetividade da educação para enfermeiros de cuidados intensivos na aplicação de ferramenta para avaliação de delirium através da simulação clínica. |
Uma estratégia educacional multimodal, que incluiu simulação e aumentou significativamente a confiança no desempenho do enfermeiro intensivista na aplicação da escala de avaliação de delirium em UTI. |
Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI(2323 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Effects of simulation education on oral care practices: a randomized controlled trial. Nurs Crit Care. 2017;22(3):161-8. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12276...
) 2017 |
Avaliar os efeitos longitudinais da educação de simulação com debriefing estruturado e feedback verbal sobre o conhecimento e as habilidades dos enfermeiros de cuidados intensivos na adesão às recomendações atuais sobre cuidados bucais. |
A educação por meio de simulação única teve apenas um efeito mínimo sobre o conhecimento e as habilidades dos enfermeiros de cuidados intensivos em aderir às recomendações atuais de cuidados bucais. Apesar de maior consciência, não identificou-se diferença significativa nas práticas de cuidados bucais entre os grupos de estudo após a educação de simulação. |
Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI(2424 Jansson MM, Syrjälä HP, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Kyngäs HA, Ala-Kokko TI. Longitudinal effects of single-dose simulation education with structured debriefing and verbal feedback on endotracheal suctioning knowledge and skills: a randomized controlled trial. Am J Infect Control. 2017;45(1):83-5. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05.032
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2016.05...
) 2017 |
Avaliar os efeitos longitudinais da educação de simulação com debriefing estruturado e feedback verbal sobre o conhecimento e as habilidades de sucção endotraqueal dos enfermeiros de cuidados intensivos. |
A simulação única com debriefing estruturado e feedback verbal foi insuficiente para mudar o conhecimento dos enfermeiros intensivistas e as suas habilidades relacionadas à diretriz de cuidados com aspiração endotraqueal. |
Gordon CJ, Jorm C, Shulruf B, Weller J, Currie J, Lim R, Osomanski A(2525 Gordon CJ, Jorm C, Shulruf B, Weller J, Currie J, Lim R, Osomanski A. Development of a self-assessment teamwork tool for use by medical and nursing students. BMC Med Educ. 2016;16(1):218. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-0743-9
http://dx.doi.org/10.1186/s12909-016-074...
) 2016 |
Desenvolver e avaliar uma ferramenta de trabalho em equipe para estudantes de saúde para seu uso no contexto de resposta de emergência em um acidente em massa. |
Esses dados fornecem evidências para apoiar a validade e a confiabilidade da ferramenta de trabalho em equipe para os estudantes de Enfermagem, auxiliando-os a identificar os atributos efetivos de um trabalho em equipe. |
Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI(2626 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Simulation education as a single intervention does not improve hand hygiene practices: a randomized controlled follow-up study. Am J Infect Control. 2016;44(6):625-30. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12.030
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.12...
) 2016 |
Avaliar o conhecimento e a adesão de enfermeiros intensivistas sobre a higiene das mãos por meio de um grupo de intervenção e controle para a educação em simulação. |
Após sessão única de educação, com o uso da simulação, o conhecimento e a adesão dos enfermeiros intensivistas sobre as diretrizes atuais da higienização de mãos permaneceram abaixo do esperado. |
Lavoie P, Cossette S, Pepin J(2727 Lavoie P, Cossette S, Pepin J. Testing nursing students' clinical judgment in a patient deterioration simulation scenario: development of a situation awareness instrument. Nurse Educ Today. 2016;38:61-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2015.12.015
http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2015.12...
) 2016 |
Desenvolver e testar um instrumento para medir a consciência da situação de piora clínica do paciente dos estudantes de enfermagem em um cenário de simulação. |
O instrumento apareceu como uma ferramenta de pesquisa promissora, embora ainda precise ser testado com outras populações e outros cenários de simulação de piora clínica de pacientes. |
Boling B, Pierce MH(2828 Boling B, Pierce MH. The effect of high-fidelity simulation on knowledge and confidence in critical care training: an integrative review. Nurse Educ Pract. 2016;16(1):287-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10.004
http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10...
) 2016 |
Identificar na literatura o efeito do treinamento de simulação sobre conhecimento e confiança dos profissionais de cuidados intensivos. |
A simulação de alta fidelidade é uma ferramenta útil para melhorar o conhecimento e a confiança entre os profissionais intensivistas, além de ser incluídos programas de treinamentos assistenciais. |
Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI(2929 Jansson MM, Syrjala HP, Ohtonen PP, Merilainen MH, Kyngas HA, Ala-Kokko TI. Randomized, controlled trial of the effectiveness of simulation education: a 24-month follow-up study in a clinical setting. Am J Infect Control. 2016;44(4):387-93. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2015.10.035
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) 2015 |
Identificar a efetividade da simulação para a educação de enfermeiros quanto à prática das diretrizes para evitar complicações associadas à intubação e à ventilação mecânica. |
As habilidades dos enfermeiros intensivistas em aderir a diretrizes baseadas em evidências melhoraram em ambos os grupos ao longo do tempo, mas as melhorias entre os grupos de estudo foram significativamente diferentes apenas aos 6 meses e já não eram evidentes após dois anos. |
Tsai AC, Krisciunas GP, Brook C, Gonzalez M, Crimlisk J, Silva J, Grillone GA(3030 Tsai AC, Krisciunas GP, Brook C, Gonzalez M, Crimlisk J, Silva J, Grillone GA. Comprehensive emergency airway response team (EART) training and education: impact on team effectiveness, personnel confidence, and protocol knowledge. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2016;125(6):457-63. doi: http://dx.doi.org/10.1177/0003489415619178
http://dx.doi.org/10.1177/00034894156191...
) 2015 |
Avaliar a eficácia e utilidade da simulação para a Equipe de Resposta de Emergência de Vias Aéreas em um hospital terciário para melhorar a dinâmica da equipe, confiança e conhecimento na obtenção de uma via aérea de emergência. |
Destaca-se a eficácia e a utilidade da simulação na avaliação da dinâmica da equipe e da confiança e níveis de conhecimento nos cenários de vias aéreas de emergência. Os profissionais se beneficiaram com o treinamento em simulação. |
Alfes CM, Steiner SL, Manacci CF(3131 Alfes CM, Steiner SL, Manacci CF. Critical care transport training: new strides in simulating the austere environment. Air Med J. 2015;34(4):186-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03.006
http://dx.doi.org/10.1016/j.amj.2015.03....
) 2015 |
Avaliar o uso da simulação de alta fidelidade como instrumento na formação de equipes interprofissionais de voo para melhorar sua competência e qualidade e promover um cuidado seguro para o paciente durante o transporte médico aéreo. |
Durante a simulação, os alunos do voo aprenderam como gerenciar condições críticas com os recursos clínicos disponíveis e executar procedimentos avançados em movimento. |
Landsperger JS, Williams KJ, Hellervik SM, Chassan CB, Flemmons LN, Davidson SR, et al.(3232 Landsperger JS, Williams KJ, Hellervik SM, Chassan CB, Flemmons LN, Davidson SR, et al. Implementation of a medical intensive care unit acute-care nurse practitioner service. Hosp Pract. 2011;39(2):32-9. doi: http://dx.doi.org/10.3810/hp.2011.04.392
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) 2015 |
Descrever o desenvolvimento de um serviço de profissionais de enfermagem em um Hospital Universitário, no setor de Terapia Intensiva, projetado para melhorar o alcance e a qualidade da assistência. |
Não foram encontrados dados suficientes até o momento para avaliar a redução de custos. Entretanto, a seleção rigorosa e os treinamentos contínuos parecem qualificar o serviço de Terapia Intensiva. |
Baid H, Hargreaves J(3333 Baid H, Hargreaves J. Quality and safety: reflection on the implications for critical care nursing education. Nurs Crit Care. 2015;20(4):174-82. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12182...
) 2015 |
Refletir sobre como um curso de Enfermagem de cuidados intensivos tem capacitado enfermeiros a oferecer cuidados de enfermagem de alta qualidade e segurança para pacientes criticamente enfermos e suas famílias. |
A educação em Enfermagem Intensiva pode incorporar a simulação como forma de promover práticas clínicas seguras e de alta qualidade no ambiente de cuidados intensivos, aumentando ainda mais a qualidade assistencial e segurança dos pacientes. |
Gundrosen S, Solligard E, Aadahl P(3434 Gundrosen S, Solligard E, Aadahl P. Team competence among nurses in an intensive care unit: the feasibility of in situ simulation and assessing non-technical skills. Intensive Crit Care Nurs. 2014;30(6):312-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2014.06.007
http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2014.06...
) 2014 |
Avaliar a viabilidade de usar um modelo de simulação in situ para explorar a competência da equipe de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva. |
A simulação in situ pode ser viável para avaliar a competência dos profissionais intensivistas, parecendo ser uma ferramenta promissora para esse uso. |
Calhoun AW, Boone MC, Dauer AK, Campbell DR, Montgomery VL(3535 Calhoun AW, Boone MC, Dauer AK, Campbell DR, Montgomery VL. Using simulation to investigate the impact of hours worked on task performance in an intensive care unit. Am J Crit Care. 2014;23(5):387-95. doi: http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2014756
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) 2014 |
Explorar o uso da simulação in situ como um método investigativo, usando-o para examinar a precisão e o tempo utilizado para a realização de tarefas em cuidados intensivos de enfermagem. |
A simulação pode ser efetiva para avaliar o tempo das tarefas de enfermagem e de treinamentos para a realização dessas tarefas em cuidados intensivos. |
Jansson MM, Ala-Kokko TI, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Syrjälä HP, Kyngäs HA(3636 Jansson MM, Ala-Kokko TI, Ohtonen PP, Meriläinen MH, Syrjälä HP, Kyngäs HA. Human patient simulation education in the nursing management of patients requiring mechanical ventilation: a randomized, controlled trial. Am J Infect Control. 2014;42(3):271-6. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2013.11.023
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajic.2013.11...
) 2014 |
Avaliar a eficácia da educação de simulação de pacientes humanos na gestão de enfermagem de pacientes que necessitam de ventilação mecânica. |
Identificou-se uma transferência significativa de habilidades aprendidas para a prática clínica após a educação em simulação, mas sem influência no nível de conhecimento atual dos participantes. |
Alinier G, Platt A(3737 Alinier G, Platt A. International overview of high-level simulation education initiatives in relation to critical care. Nurs Crit Care. 2014;19(1):42-9. doi: http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12030
http://dx.doi.org/10.1111/nicc.12030...
) 2013 |
Identificar a prevalência emergente sobre o uso da simulação para a educação, visando melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados de enfermagem em Terapia Intensiva. |
A implementação da simulação na educação deve ser considerada para garantir melhores práticas educacionais. |
Abe Y, Kawahara C, Yamashina A, Tsuboi R(3838 Abe Y, Kawahara C, Yamashina A, Tsuboi R. Repeated scenario simulation to improve competency in critical care: a new approach for nursing education. Am J Crit Care. 2013;22(1):33-40. doi: http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2013229
http://dx.doi.org/10.4037/ajcc2013229...
) 2013 |
Avaliar a eficácia da educação baseada em simulação na melhoria da assistência de enfermagem para pacientes críticos cardiovasculares. |
A abordagem de simulações pareceu não só melhorar habilidades técnicas de enfermeiros intensivistas, mas também suas habilidades não técnicas. |
Jansson M, Kääriäinen M, Kyngäs H(39 2013 |
Avaliar o estado da arte sobre a eficácia da educação baseada em simulação na educação continuada de enfermeiros de cuidados intensivos, com foco em conhecimentos e habilidades. |
O efeito da educação baseada em simulação sobre o conhecimento e as habilidades dos enfermeiros de cuidados intensivos é ainda questionável por falta de estudos publicados e evidências sólidas. |
Mistry V(4040 Mistry V. Critical care training: using twitter as a teaching tool. Br J Nurs. 2011;20(20):1292-6. doi: http://dx.doi.org/10.12968/bjon.2011.20.20.1292
http://dx.doi.org/10.12968/bjon.2011.20....
) 2011 |
Explorar o uso do Twitter para vídeos de simulação como uma ferramenta de ensino para estudantes de Enfermagem, visando o aprimoramento de reflexão e tomada de decisão clínica. |
O uso do Twitter como ferramenta de educação é uma possibilidade, porém é pouco aceito e tem limitações inerentes à sua aplicação no âmbito da educação em Terapia Intensiva. |
Mould J, White H, Gallagher R(4141 Mould J, White H, Gallagher R. Evaluation of a critical care simulation series for undergraduate nursing students. Contemp Nurse. 2011;38(1-2):180-90. doi: http://dx.doi.org/10.5172/conu.2011.38.1-2.180
http://dx.doi.org/10.5172/conu.2011.38.1...
) 2011 |
Avaliar a confiança e competência autorrelatadas de estudantes de Enfermagem sobre o uso de cenários de simulação de pacientes críticos. |
As simulações de cenários múltiplos, relacionados com a prática de cuidados intensivos, são eficazes para melhorar a confiança e a competência dos alunos. |
Ruth-Sahd LA, Schneider MA, Strouse A(4242 Ruth-Sahd LA, Schneider MA, Strouse A. Fostering cultural and interdisciplinary awareness with "low-tech" simulation in a fundamentals nursing course to prepare student nurses for critical care clinical rotations. Dimens Crit Care Nurs. 2011; 30(5):263-8. doi: http://dx.doi.org/10.1097/DCC.0b013e318227717e
http://dx.doi.org/10.1097/DCC.0b013e3182...
) 2011 |
Avaliar a efetividade da educação em Enfermagem por meio da implementação de simulação de "baixa tecnologia" para preparar estudantes de Enfermagem para atuarem em uma unidade de cuidados intensivos. |
Destacam-se os benefícios da simulação de baixa tecnologia para estudantes de Enfermagem, preparando-os para a atuação em uma unidade de cuidados intensivos. |
Shannon SE, Long-Sutehall T, Coombs M(4343 Shannon SE, Long-Sutehall T, Coombs M. Conversations in end-of-life care: communication tools for critical care practitioners. Nurs Crit Care. 2011;16(3):124-30. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1478-5153.2011.00456.x
http://dx.doi.org/10.1111/j.1478-5153.20...
) 2011 |
Avaliar a efetividade do treinamento de enfermeiros para o uso de três ferramentas de comunicação, que podem ser utilizadas em conversas de cuidados de fim de vida. |
As ferramentas de comunicação aplicadas inicialmente em simulação são úteis para profissionais de enfermagem, melhorando a comunicação e as habilidades inerentes à ela. |
Cato D, Murray M(4444 Cato D, Murray M. Use of simulation training in the intensive care unit. Crit Care Nurs Q [Internet]. 2010;33(1):44-51. doi: http://dx.doi.org/10.1097/CNQ.0b013e3181c8dfd4
http://dx.doi.org/10.1097/CNQ.0b013e3181...
) 2010 |
Identificar o uso da simulação de alta fidelidade para a educação clínica e o desenvolvimento de competências do enfermeiro de Unidade de Terapia Intensiva. |
A simulação fornece um ambiente seguro para cometer erros, possibilitando a criação de cenários de pacientes raros ou complexos, garantindo a competência básica necessária para enfermeiros intensivistas. |
Barbosa SFF, Marin HF(4545 Barbosa SFF, Marin HF. Web-based simulation: a tool for teaching critical care nursing. Rev Latino-Am Enfermagem. 2009;17(1):7-13. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000100002
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009...
) 2009 |
Desenvolver e analisar a aplicação de um ambiente de simulação clínica de enfermagem em Terapia Intensiva, via internet, visando oferecer subsídios para a melhoria na qualidade de ensino nessa área, auxiliando os alunos a resgatarem o pensamento crítico e questionarem a própria prática. |
Demonstrou-se a viabilidade de desenvolver uma simulação primariamente voltada ao ensino de graduação em Enfermagem, baseado na web, e que pode se apresentar como porta de entrada para outras perspectivas educacionais. |
Bahouth MN, Esposito-Herr MB(4646 Bahouth MN, Esposito-Herr MB. Orientation program for hospital-based nurse practitioners. Advanced Critical Care. 2009;20(1):82-90. doi: http://dx.doi.org/10.1097/NCI.0b013e3181945422
http://dx.doi.org/10.1097/NCI.0b013e3181...
) 2009 |
Descrever a implementação do Programa de Orientação aos Profissionais de Enfermagem no Centro Médico da Universidade de Maryland em UTI, que objetiva facilitar a colocação de novos enfermeiros nesse setor de trabalho. |
A consistente abordagem de orientação em toda a instituição, por meio do uso de metodologias como simulação clínica, apoia a transição bem-sucedida para a prática assistencial, para que seja efetiva e segura. |