Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação psicométrica da Escala de Resiliência no Trabalho

RESUMO

Objetivos:

analisar a evidência de validade baseada na estrutura interna (dimensional e de correlação) da Escala de Resiliência no Trabalho (RAW Scale - Brasil), versões 25 e 20 itens, com docentes e trabalhadores da saúde de uma universidade pública do Sul do Brasil.

Métodos:

estudo metodológico, desenvolvido em 2018, com 526 participantes. Nos testes psicométricos, utilizaram se: Análise Fatorial Confirmatória; confiabilidade composta e validade convergente com Engajamento no trabalho; Autoeficácia ocupacional; Resiliência geral; Questionário Geral de Saúde; e Apoio social no trabalho.

Resultados:

as duas versões apresentaram cargas fatoriais > 0,30, índices de ajuste adequados e confiabilidade composta satisfatória. Nas duas versões, evidenciaram-se correlações forte e direta com Resiliência geral e Autoeficácia; moderada e direta com Engajamento e Apoio social; e moderada e inversa com Saúde geral. Conclusões: a RAW Scale 25 e 20 - Brasil atende aos requisitos de validade, com potencial para a avaliação de resiliência no trabalho no contexto estudado.

Descritores:
Estudos de Validação; Resiliência Psicológica; Saúde do Trabalhador; Trabalho; Psicometria

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br