Acessibilidade / Reportar erro

Termos da linguagem especializada de enfermagem para pacientes renais crônicos em tratamento conservador

RESUMO

Objetivos:

validar quanto ao conteúdo termos da linguagem especializada de Enfermagem utilizada no cuidado às pessoas com doença renal crônica em tratamento conservador identificados na literatura, mapeando-os com os termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, versão 2019, e representando-os por meio de uma mandala.

Métodos:

estudo descritivo, documental e metodológico. Os termos foram coletados em 53 artigos científicos normalizados e mapeados com a terminologia. A validação foi realizada por seis enfermeiros através de grupo focal. Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo, validando os termos que apresentassem valor ≥0,80.

Resultados:

a normalização resultou em 957 termos pertinentes, dos quais 499 constantes e 458 não constantes na terminologia, validados com Índice de Validade de Conteúdo entre 0,86 e 1,0.

Conclusões:

o estudo permitiu validar termos que contribuirão para unificar a linguagem profissional de enfermagem no cuidado às pessoas com doença renal crônica.

Descritores:
Enfermagem; Processo de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Insuficiência Renal Crônica; Tratamento Conservador

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br