Praticas de ensino inovadoras
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Compliance of nursing students with infection prevention precautions: Effectiveness of a teaching program(1111 Al-Hussami M, Darawad M. Compliance of nursing students with infection prevention precautions: effectiveness of a teaching program. Am J Infect Control [Internet]. 2013 [cited 2017 Mar 17]; 41(4):332-6. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23036481
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2303...
). |
Scopus 2013 |
Ensaio Clínico |
Testar a eficácia de um programa educacional para o ensino da prevenção de infecção em estudantes de enfermagem. |
O programa foi eficaz, visto que o grupo experimental apresentou uma melhora significativa nos escores (conhecimento e atitude). O programa representa uma ferramenta promissora para a prevenção e controle de infecção. |
Limited knowledge and practice of Chinese medical students regarding health-care associated infections(1212 Huang Y, Xie W, Zeng J, Law F, Ba-Thein W. Limited knowledge and practice of Chinese medical students regarding health-care associated infections. J Infect Dev Ctries [Internet]. 2013; [cited 2016 Dec 14]; 7:144-51. Available from: http://jidc.org/index.php/journal/article/view/23416661/832
http://jidc.org/index.php/journal/articl...
). |
Scopus 2013 |
Estudo descritivo |
Investigar se as habilidades clínicas e o desempenho dos alunos são influenciados pelos recursos de aprendizagem utilizados no ensino da prevenção de infecções no cuidado em saúde. |
Deficiências substanciais nos recursos de aprendizagem podem limitar o conhecimento e o desempenho de alunos em importantes práticas de prevenção e controle de infecção, principalmente a higiene das mãos, o uso de equipamentos de proteção individual, e a identificação de microorganismos patogênicos. Indica-se que o conteúdo seja diluído ao longo do currículo, além de rever as estratégias de ensino utilizadas focando em aulas mais inclusivas e dinâmicas. |
An Interdisciplinary Infection Control Education Intervention: Necessary But Not Sufficient(1313 Wagner DP, Parker CJ, Mavis BE, Smith MK. An interdisciplinary infection control education intervention: necessary but not sufficient. J Grad Med Educ [Internet]. 2011 [cited 2016 Dec 14]; 3(2):203-10. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3184921/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
). |
Europe PMC 2011 |
Coorte prospectiva |
Avaliar a eficácia de um módulo voltado ao ensino de controle de infecção na aprendizagem de estudantes de enfermagem e medicina. |
O uso do módulo foi uma experiência de aprendizagem eficaz e útil para o desenvolvimento de atitudes e habilidades na prática clínica voltadas ao controle de infecção. O mesmo foi bem recebido e contribuiu para a retenção do conhecimento no período de seguimento dos participantes (5 meses). |
Creating a Common Patient Safety Denominator: The Interns' Course(1414 Shekhter I, Nevo I, Fitzpatrick M, Everett-Thomas R, Sanko JS, Birnbach DJ. Creating a common patient safety denominator: the Interns’ Course. J Grad Med Educ [Internet]. 2009 [cited 2016 Dec 14]; 1(2):269-72. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2931250/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
). |
Europe PMC 2009 |
Coorte prospectiva |
Desenvolver um "cenário de simulação" em que o desempenho de estudantes de medicina para prevenção de erros, relacionados à comunicação, trabalho em equipe e adesão à higiene das mãos possam ser avaliados por indicadores específicos. |
Observaram-sesérias inconsistências no desempenho dos alunos no que se refere à conformidade com a higiene das mãos, trabalho em equipe e principalmente a comunicação durante a "passagem de plantão". Os participantes reconheceram que o uso da simulação de cenários, permitiu a identificação de limitações individuais e deficiências no currículo que podem comprometer sua prática clínica. |
Educational interventions to improve knowledge and skills of interns towards prevention and control of hospital associated infections(1515 Dogra S, Mahsjan R, Jad B. Educational interventions to improve knowledge and skills of interns towards prevention and control of hospital-associated infections. Int J Appl Basic Med Res [Internet]. 2016 [cited 2017 Mar 19]; 5(1):54-7. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4552068/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
). |
Europe PMC 2015 |
Coorte prospectiva |
Identificar o déficit educacional nos currículos de estudantes de medicina no que concerne a prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. |
No currículo médico existente, o tema é ensinado através de uma palestra didática sobre fatos relacionados à etiologia, patogênese e medidas de controle. Não há um módulo que envolve a formação prática dos alunos para adquirir habilidades de lavagem das mãos e a eliminação de resíduos, nem qualquer método para avaliar essas habilidades. A avaliação do conhecimento sobre IRAS é uma questão de acaso, dependendo, e as habilidades práticas não são avaliadas. Com o estudo, identificou-se um efeito positivo no melhoramento dos conhecimento e habilidades dos participantes. |
Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre a segurança do paciente(1616 Yoshikawa JM, Sousa BEC, Peterlini MAS, Kusahara DM, Pedreira MLG, Avelar AFM. Comprehension of undergraduate students in nursing and medicine on patient safety. Acta Paul Enferm [Internet]. 2013 [cited 2016 Dec 15]; 26(1):21-9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v26n1/en_05.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ape/v26n1/en_05...
). |
Web of Science 2013 |
Estudo descritivo |
Avaliar os alunos de graduação em enfermagem e medicina na perspectiva do erro humano e a segurança do paciente. |
64,2% dos estudantes concordaram que diante da ocorrência de um erro, os envolvidos na assistência devem discutir a sua ocorrência e estabelecer estratégias efetivas de prevenção, como trabalhar com maior cuidado (78%). 83,5% refere que os profissionais não devem tolerar trabalhar em locais que não oferecem condições adequadas. Apesar de 87,2% dos alunos terem respondido que comunicam ao professor sobre a presença de condições no campo de estágio que favorecem a ocorrência do erro, muitos (33,9%) discordam com a atitude de comunicar a ocorrência do erro ao paciente e familiar, quando este não causa danos ao paciente. A maioria dos alunos (91,7%) acredita que sistemas para relatar erros colaboram para a redução de erros futuros. |
Patient Safety Attitudes and Behaviors of Graduating Medical Students(1717 Wetzel AP, Dow AW, Mazmanian PE. Patient safety attitudes and behaviors of graduating medical students. Eval Health Prof [Internet]. 2012 [cited 2017 Mar 19]; 35:221-38. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21788294
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2178...
). |
Web of Science 2011 |
Estudo descritivo |
Descrever os atuais comportamentos e atitudes dos estudantes de medicina em relação à segurança do paciente e identificar as áreas que devem ser focadas na construção de currículos voltados a esta temática. |
Embora a maioria dos alunos tenha as atitudes desejadas sobre a educação de segurança do paciente, as causas de erro e os efeitos de longas horas de trabalho sobre a segurança precisam de maior atenção curricular. As habilidades dos alunos, e a confiança em relatar erros e a divulgação, foram insuficientes. Aspectos comportamentais e de trabalho em equipe devem ser formalmente contempladas no currículo. |
Os profissionais da saúde e a higienização das mãos: uma questão de segurança do paciente pediátrico(1818 Botene DZAB, Pedro ENRB. Health Professionals and hand hygiene: a question of pediatric patient safety. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2014 [cited 2017 Mar 19]; 35(3):124-9. Available from http://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/44306/31526). |
CINAHL 2014 |
Estudo descritivo |
Analisar como a formação acadêmica sobre a higienização das mãos (HM) contribui para a segurança do paciente pediátrico. |
Existem lacunas, durante o processo formativo quanto à higienização das mãos. A formação acadêmica contribui de forma pouco efetiva para a criação de uma cultura de segurança do paciente, e a temática não éaprofundada de forma suficiente. |
Human Error and Patient Safety: Interdisciplinary Course(1919 Wilson AR, Fabri PJ, Wolfson J. Human error and patient safety: interdisciplinary course. Teach Learn Med [Internet]. 2012 [cited 2017 Mar 19]; 24(1):18-25. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22250931
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2225...
). |
CINAHL 2012 |
Estudo descritivo |
Descrever um curso interdisciplinar voltado para a abordagem do erro humano e a segurança do paciente no currículo de estudantes de Enfermagem. |
Os estudantes de enfermagem obtiveram maior pontuação em cada categoria avaliada (erro e segurança do paciente). Todos os alunos avaliaram o curso como satisfatório, indicando um aumento na capacidade para trabalhar em ambientes interprofissionais. Os mesmos apresentaram melhoria do conhecimento e nível de habilidades relativas à segurança do paciente e conceitos de erros humanos. |
Avaliação curricular
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A Patient Safety Curriculum for Graduate Medical Education: Results From a Needs Assessment of Educators and Patient Safety Experts(2020 Varkey P, Karlapudi S, Rose S, Swensen S. A patient safety curriculum for graduate medical education: Results from a needs assessment of educators and patient safety experts. Am J Med Qual [Internet]. 2009 [cited 2017 Mar 19]; 24:214-1. Available from: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1062860609332905
http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1...
). |
Web of Science 2009 |
Estudo descritivo |
Avaliar as necessidades no desenvolvimento de um currículo de segurança do paciente em cursos de medicina. |
Os entrevistados sugeriram 21 temas de segurança do paciente, necessários ao currículo, relacionados ao conteúdo cultural, cognitivo e técnico. Incluíram comunicações e passagem de plantão, relatórios sentinela, gestão de eventos, higiene das mãos, protocolo universal, fadiga e cultura de segurança. Dentre os métodos mais eficazes para ensinar e avaliar a competência em segurança do paciente, o exame clínico estruturado e aprendizagem experiencial (incluindo simulação) foi o método que mais se destacou. |
Targeting Improvements in Patient Safety at a Large Academic Center: An Institutional Handoff Curriculum for Graduate Medical Education(2121 Allen S, Caton C, Cluver J, Mainous AG, Clyburn B. Targeting improvements in patient safety at a large academic center: an institutional handoff curriculum for graduate medical education. Acad Med [Internet]. 2014 [cited 2017 Mar 19]; 89(10):1366-9. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25119553
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2511...
). |
Web of Science 2014 |
Estudo descritivo |
Avaliar o desenvolvimento e implementação de um currículo handoff "passagem de plantão" para os estudantes na área médica. |
O currículo projetado incluiu sessões de experiência simulada de passagem de plantão, com pequenos e grandes grupos. Os estudantes de medicina conseguiram, após treinamento adequado, reconhecer que o tempo dedicado para a comunicação verbal (passagem de plantão) e o registro de informações, como itens importantes para comunicação eficaz e a interação com os pacientes. |
Web-based Hazard and Near Miss Reporting as Part of a Patient Safety Curriculum(2222 Currie LM, Desjardins KS, Levine ES. Web-based hazard and near-miss reporting as part of a patient safety curriculum. J Nurs Educ [Internet]. 2009 [cited 2017 Mar 19]; 48(12):669-77. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20000248
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2000...
). |
Europe PMC 2009 |
Estudo descritivo |
Testar um sistema de comunicação que concilie conteúdo didático voltado a identificação de erros e uso inovador de tecnologias da informação, contribuindo para a implementação de um currículo focado na segurança do paciente. |
O sistema de comunicação identificou que entre os relatos de erro mais comuns, estavam: infecção, medicação, ambiente, queda e equipamento. É necessária uma melhor abordagem curricular da integração entre os conceitos de segurança do paciente e a necessidade de notificação de eventos adversos. |
Teaching patient safety in the medical undergraduate program at the Universidade Federal de São Paulo(2323 Bohomol E, Cunha ICKO. Teaching patient safety in the medical undergraduate program at the Universidade Federal de São Paulo. Einstein [Internet]. 2015 [cited 2017 Mar 17]; 13(1):7-13. Available from: http://www.scielo.br/pdf/eins/v13n1/1679-4508-eins-13-1-007.pdf
http://www.scielo.br/pdf/eins/v13n1/1679...
). |
PubMed 2015 |
Estudo descritivo-documental |
Analisar o Projeto Pedagógico de um curso de graduação em Medicina visando verificar o que se ensina sobre segurança do paciente e propiciar reflexões sobre a prática educacional. |
O ensino sobre segurança do paciente é ministrado de forma fragmentada, valorizando-se habilidades clínicas como: diagnóstico e tratamento da doença, pós-tratamento, procedimentos cirúrgicos e acompanhamento. O ensino sobre a segurança do paciente se confronta com as propostas formativas baseadas em estruturas tradicionais, centradas nas disciplinas e na formação específica, no entanto, pouco valorizado. |