Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade do Programa Educacional de Autorregulação no Aumento do Conhecimento da COVID-19 em Militares Peruanos

RESUMO

Objetivo:

determinar a efetividade do programa educacional baseado na autorregulação da aprendizagem a respeito do nível de conhecimento da COVID-19 em militares.

Métodos:

estudo pré-experimental de desenho pré-teste e pós-teste com um grupo só, realizado em 2020. Participaram 179 militares de Puno, Peru. Duas sessões expositivo-participativas e uma oficina demonstrativa foram desenvolvidas. Foi utilizado um questionário válido (V de Aiken = 0,69) e fiável (Ômega de McDonald = 0,81). O teste de Friedman foi empregado para comparar os resultados em pré e pós-teste.

Resultados:

o nível de conhecimento sobre a COVID-19 em duas das dimensões mudou de deficiente (pré-teste) para regular (pós-teste). Contudo, na dimensão de medidas preventivas, passou de deficiente (pré-teste) para excelente (pós-teste).

Conclusão:

a intervenção educacional proposta foi eficaz no aumento do conhecimento da COVID-19 entre os militares, principalmente em termos de medidas preventivas.

Descritores:
Conhecimento; Infecções por Coronavírus; Militares; Efetividade; Prevenção de Doenças

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br