RESUMO
Objetivo:
determinar a efetividade do programa educacional baseado na autorregulação da aprendizagem a respeito do nível de conhecimento da COVID-19 em militares.
Métodos:
estudo pré-experimental de desenho pré-teste e pós-teste com um grupo só, realizado em 2020. Participaram 179 militares de Puno, Peru. Duas sessões expositivo-participativas e uma oficina demonstrativa foram desenvolvidas. Foi utilizado um questionário válido (V de Aiken = 0,69) e fiável (Ômega de McDonald = 0,81). O teste de Friedman foi empregado para comparar os resultados em pré e pós-teste.
Resultados:
o nível de conhecimento sobre a COVID-19 em duas das dimensões mudou de deficiente (pré-teste) para regular (pós-teste). Contudo, na dimensão de medidas preventivas, passou de deficiente (pré-teste) para excelente (pós-teste).
Conclusão:
a intervenção educacional proposta foi eficaz no aumento do conhecimento da COVID-19 entre os militares, principalmente em termos de medidas preventivas.
Descritores:
Conhecimento; Infecções por Coronavírus; Militares; Efetividade; Prevenção de Doenças