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Sofrimento moral do enfermeiro docente de cursos técnicos em enfermagem

RESUMO

Objetivo:

conhecer como enfermeiros docentes dos cursos técnicos em enfermagem têm vivenciado situações de sofrimento moral (SM) no trabalho.

Método:

pesquisa qualitativa, com análise textual discursiva, mediante entrevistas semiestruturadas com dez enfermeiros docentes de duas instituições de ensino profissionalizantes do extremo Sul do Brasil.

Resultados:

foram construídas duas categorias: descompromisso com a futura profissão expresso na relação com o enfermeiro docente, por meio de desrespeito e desvalorização do seu fazer, com comportamentos e condutas inadequadas que denotam falta de comprometimento com a profissão; descompromisso com o processo ensino-aprendizagem, manifesto por indiferença com o perfil profissional, desinteresse em relação a ensinamentos e práticas de cuidado, associados a lacunas na aprendizagem.

Conclusão:

tais situações repercutem em vivências de SM ao enfermeiro docente, fazendo-se necessário repensar sua prática, as relações e os espaços de formação, implementando estratégias para favorecer o enfrentamento dos dilemas e conflitos vivenciados na prática educacional em cursos técnicos em enfermagem.

Descritores:
Enfermagem; Ensino; Educação Profissionalizante; Ética em Enfermagem; Educação em Enfermagem

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