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Letramento em saúde de adolescentes na pandemia de COVID-19: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

analisar a produção científica sobre o letramento em saúde (LS) de adolescentes durante a pandemia de COVID-19.

Método:

revisão integrativa, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, CINAHL e Web of Science, entre março de 2020 e agosto de 2021. Foram incluídos artigos originais nos idiomas inglês, espanhol e português.

Resultados:

dos 65 estudos encontrados na busca, oito foram incluídos para análise, não havendo nenhuma publicação no Brasil, com cinco publicações no ano de 2021, predominância na língua inglesa (n=7) e todos classificados com nível de evidência VI. Dos instrumentos utilizados, eHealth literacy foi a ferramenta mais aplicada (n=2). Televisão, família e internet foram apontadas como as principais fontes de informações de saúde durante a pandemia.

Considerações finais:

a literatura sinalizou que o LS pode interferir na tomada de decisão dos adolescentes e que um baixo LS pode levar a decisões e ações de exposição física e mental dos adolescentes.

Descritores:
Adolescente; Adolescência; Letramento em Saúde; COVID-19; Pandemia de COVID-19.

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