E1(88 Riiser K, Helseth S, Haraldstad K, Torbjørnsen A, Richardsen KR. Adolescents' health literacy, health protective measures, and health-related quality of life during the Covid-19 pandemic. PLoS One. 2020;15(8):e0238161. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0238161 https://doi.org/10.1371/journal.pone.023...
) |
Riiser et.al 2020 Noruega Inglês |
Descrever LS, medidas de proteção à saúde e qualidade de vida relacionada à saúde (HRQoL) durante a fase inicial da pandemia de COVID-19 com os adolescentes (16 a 19 anos). Estudo observacional |
16 a 19 anos HLSAC |
A TV e a família foram apontadas como as principais fontes de informações de saúde. Snapchat e Facebook foram as plataformas de mídia social mais utilizadas Lavar as mãos, distanciar-se fisicamente e limitar o número de contatos sociais foram as medidas mais relatadas. O escore de LS teve uma média de 35.2 (4,0) |
VI |
E2(2828 Choi S, Bang KS, Shin DA. eHealth Literacy, Awareness of Pandemic Infectious Diseases, and Healthy Lifestyle in Middle School Students. Children (Basel). 2021;8(8):699. https://doi.org/10.3390/children8080699 https://doi.org/10.3390/children8080699...
) |
Choi et.al 2021 Coréia do Sul Inglês |
Identificar as relações entre eHealth literacy em doenças infecciosas pandêmicas e estilo de vida saudável em alunos do ensino médio. Estudo descritivo e correlacional |
Estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano do ensino médio, não explicita a faixa etária) eHealth literacy
|
Mostrou que o LS por meio da internet pode ser um aspecto importante para aumentar a conscientização sobre a pandemia e a formação de hábitos de vida saudáveis em estudantes coreanos do ensino médio. |
VI |
E3 (2929 Li S, Cui G, Kaminga AC, Cheng S, Xu H. Associations Between Health Literacy, eHealth Literacy, and COVID-19-Related Health Behaviors Among Chinese College Students: cross-sectional online study. J Med Internet Res. 2021 May 6;23(5):e25600. https://doi.org/10.2196/25600 https://doi.org/10.2196/25600...
) |
Li et.al 2021 China Inglês |
Desenvolver e verificar um questionário de comportamento de saúde relacionado à COVID-19, explorar seu status e estrutura e examinar as associações entre esses comportamentos e o LS. Estudo observacional |
Universitários com média de 20 anos eHealth literacy
|
Dos 1.873 estudantes com média de 20 anos incluídos no estudo, mostrou que 781 estudantes (41,7%) tinham nível LS adequado associado a comportamentos de saúde convencionais, indicando que os estudantes universitários com um nível mais alto de LS poderiam manter estilos de vida saudáveis durante a pandemia. |
VI |
E4(3030 Sharpe D, Rajabi M, Chileshe C. Mental health and wellbeing implications of the COVID-19 quarantine for disabled and disadvantaged children and young people: evidence from a cross-cultural study in Zambia and Sierra Leone. BMC Psychol. 2021;9:79. https://doi.org/10.1186/s40359-021-00583-w https://doi.org/10.1186/s40359-021-00583...
) |
Sharpe et.al 2021 Serra Leoa e Zâmbia Inglês |
Examinar a saúde mental de crianças e adolescentes durante o lockdown da COVID-19 na Zâmbia e Serra Leoa. Estudo observacional |
12 a 25 anos SWEMWBS |
Demostrou baixos níveis de LS com a COVID-19. |
VI |
E5(3131 Choi SH, Jo YH, Jo KJ, Park SE. Pediatric and Parents' Attitudes Towards COVID-19 Vaccines and Intention to Vaccinate for Children. J Korean Med Sci. 2021;36(31):e227. https://doi.org/10.3346/jkms.2021.36.e227 https://doi.org/10.3346/jkms.2021.36.e22...
) |
Choi et.al 2021 República da Coréia Inglês |
Investigar a aceitabilidade dos pais da vacinação COVID-19 para seus filhos, fatores que afetam sua aceitabilidade e as percepções das crianças (10 a 18 anos) sobre as vacinas COVID-19 na República da Coréia. Estudo observacional |
10 a 18 anos Pergunta com escala Likert. |
Estudo com 226 pais e 117 crianças e adolescentes entre 10-18 anos demostrou que 64,2% pretendiam vacinar seus filhos; entretanto, apenas 49,6% das crianças responderam que receberiam a vacinação contra COVID-19. O principal motivo da vacinação foi a prevenção da COVID-19 para a família, e o principal motivo da hesitação foi a preocupação com os eventos adversos após a vacinação. |
VI |
E6(3232 Faisal S, Khotib J, Zairina E. Knowledge, attitudes, and practices (KAP) towards COVID-19 among university students in Pakistan: a cross-sectional study. J Basic Clin Physiol Pharmacol. 2021;32(4):681-6. https://doi.org/10.1515/jbcpp-2020-0436 https://doi.org/10.1515/jbcpp-2020-0436...
) |
Faisal et.al 2021 Paquistão Inglês |
Examinar o conhecimento, atitudes e práticas de estudantes universitários no Paquistão. Estudo observacional |
Estudantes universitários, divididos em 3 grupos: grupo 1: 17 a 27 anos; grupo 2: 28 a 38 anos; grupo 3: acima de 39 anos KAP- pontuação total ≥8, considerada um bom conhecimento. |
O nível de LS dos estudantes universitários é considerado adequado quanto às medidas preventivas contra a COVID-19. |
VI |
E7 (3333 Olivari C, Casañas R. Relevancia de la alfabetización en salud mental para adolescentes en tiempos del covid-19. Cuad Neuropsicol Panam J Neuropsychol. 2020;14(3):20-26. https://doi.org/10.7714/CNPS/14.3.202 https://doi.org/10.7714/CNPS/14.3.202...
) |
Cecilia et.al 2020 Chile Espanhol |
Dar relevância e apresentar reflexões sobre o aporte que o LS mental pode fazer como estratégia de promoção da saúde no contexto da pandemia de COVID-19 na população adolescente. Revisão da literatura |
Não há |
Evidenciou a necessidade de iniciativas que forneçam o LS mental, a fim de fortalecer os adolescentes em suas habilidades, para gerenciar emoções e conhecimento sobre fatores que protegem sua saúde mental e desenvolvam a busca por informações sobre saúde mental e acesso a serviços adequados, com possibilidades de complementar a abordagem de saúde mental no contexto da COVID-19. |
VI |
E8(3434 Chesser A, Drassen Ham A, Keene Woods N. Assessment of COVID-19 Knowledge Among University Students: implications for future risk communication strategies. Health Educ Behav. 2020;47(4):540-3. https://doi.org/10.1177/1090198120931420 https://doi.org/10.1177/1090198120931420...
) |
Chesser at.al 2020 EUA Inglês |
Descrever o conhecimento e as crenças da população sobre COVID-19 e a cobertura atual da mídia social para abordar uma lacuna no que se sabe sobre a comunicação de risco durante as crises de saúde. Estudo observacional |
Estudantes universitários (18-79 anos), com LS medido por meio de três questões utilizadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). |
Dos 1.136 estudantes universitários, 23% dos entrevistados iniciaram a pesquisa, 43% relataram um alto nível de LS (n= 365/855), embora apenas 18% (n= 173/966) identificaram corretamente a sintomatologia da COVID-19. |
VI |