Acessibilidade / Reportar erro

Lista de verificação de cirurgia segura: proposta de validação de conteúdo para o transplante hepático

RESUMO

Objetivos:

elaborar a lista de verificação de cirurgia segura para transplante hepático segundo modelo original da Organização Mundial da Saúde e realizar a validação de conteúdo.

Métodos:

pesquisa metodológica desenvolvida em quatro etapas: revisão integrativa; participação de experts; consenso entre os pesquisadores; e validação de conteúdo utilizando a técnica Delphi em duas rodadas, por cinco juízes. Para análise dos dados, foi utilizado o Índice de Validação de Conteúdo.

Resultados:

a primeira versão do checklist foi formada por quatro momentos cirúrgicos com 64 itens de verificação, com média do Índice de Validação de Conteúdo de 0,80. Após ajustes, na segunda rodada o checklist manteve quatro momentos cirúrgicos com 76 itens e Índice de Validação de Conteúdo de 0,87.

Conclusões:

considerou-se o checklist validado e adequado para segurança do transplante hepático no ambiente cirúrgico, haja vista que cada item estabelecido deve ser mapeado e gerenciado para o sucesso e efetividade no procedimento.

Descritores:
Enfermagem Perioperatória; Período Intraoperatório; Transplante de Fígado; Segurança do Paciente; Lista de Checagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br