Categorias |
Depoimentos e registros da observação
participante |
BANFISA |
(IN)DICA-SUS |
Reinvenção das regras |
"Decidimos que deveríamos
completar a rede com os 'serviços' da mesma cor, para aumentar o número
de negociações, a interação e dificuldade do jogo." GB.8 |
"Teve o auxílio de todos e demos
dicas que eram mais fáceis, assim o jogo andou melhor e mais pessoas
andavam as casas." GI.22 |
Observação Participante: Um grupo decidiu que a rede só poderia ser montada
com uma cor, correspondente à cor do peão. A justificativa foi que o jogo
ficaria mais difícil e com mais negociações. |
Observação Participante: Os participantes de um grupo escolhiam as cartas
mais fáceis e eliminavam as difíceis. Um dos grupos decidiu que todos
deveriam tentar acertar o conteúdo das cartelas juntos |
Interação/discussões em grupo |
"O trabalho em equipe é mais
fortalecido e a responsabilidade é compartilhada." GB.10 "Tivemos muita
interação entre os colegas, em quase todo o jogo, pois fica mais fácil
aprender junto e trocar experiências." GB.19 |
"Além de ser uma forma diferente
de aprender, nos faz interagir com os demais integrantes do
grupo." GI.2 |
Observação Participante: Os grupos que jogaram em duplas demonstraram ser
muito mais interativos que os que jogaram individualmente, pois as duplas
discutiam tanto entre si quanto umas com as outras. Nesses grupos, as
negociações eram muito mais calorosas, havia muito mais momentos de
descontração e muito mais relações lúdicas. |
Observação Participante: Ao final do jogo, muitos dos participantes
deixaram de lado a competição e passaram a pensar em conjunto. Eles davam
dicas extras, explicavam o que não havia ficado claro após a leitura de uma
dica e relacionavam o conteúdo das cartelas com alguma situação pela qual já
passaram, ou com alguma aula a que haviam assistido juntos. |
Aprender enquanto joga |
"Algumas questões achei
complexas, porém propiciou o conhecimento de assuntos que até então eu
desconhecia." GB.17 |
"Muitas coisas que não sabia,
acabei aprendendo." GI.20
|
Observação Participante: Um participante leu uma cartela e outro não
compreendeu do que se tratava. "Nunca ouvi falar disso..." Este, assim que a
leitura terminou, pediu a cartela para poder aprender/entender do que se
tratava. |
Observação Participante: Os estudantes se aproximavam após acertar as
cartelas para a leitura de todas as dicas. Muitos deles relataram interesse
em aprender durante o jogo e alguns fizeram anotações durante a
partida. |
Desinteresse pelo jogo/ vontade de abandonar a
partida |
"De abandonar a
partida, pois achei o jogo BANFISA bem confuso." GB.21 |
"Abandonar, porque, apesar de
ser bem descontraído, é muito longo." GI.6
|
"Abandonar, porque eu não
conseguia acertar nem uma resposta." GI.7 |
Observação Participante: Dois estudantes não se mostraram interessados. Um
se sentou próximo ao grupo e outro usou o computador. |
Observação Participante: Quando demoravam a acertar alguma cartela, os
jogadores perguntavam se deveriam ir até o final do tabuleiro ou se já havia
chegado a hora do intervalo da aula. |
Motivação para estudar |
"O jogo proporciona um aprendizado leve que impulsiona o aluno a
querer aprender mais pela facilidade com que as questões são
colocadas." GB.3 |
"Senti que é necessário aprofundar o conhecimento em determinadas
áreas do SUS, por exemplo, as leis específicas para o SUS."
GI.4 |
Fixação de conteúdo |
"Os jogos possibilitam uma aprendizagem dos conteúdos de forma mais
descontraída e divertida. De forma criativa e simples podemos assimilar
melhor o conteúdo." GB.6 |
"Através de um método simples, você pode aprender o que é cada
coisa, qual seu histórico, o que realiza e quais suas funções por meio de
dicas." GI.22 |
Auto-avaliação |
"Vencer, pois o jogo trata de temas discutidos em sala de aula.
Vencer significa que aprendemos o conteúdo." GB.12 |
"Favoreceram pois, de uma forma divertida e descontraída, você
brinca e aprende. E ainda testa o seu conhecimento." GI.24 |