RESUMO
Objetivo:
Descrever os processos de produção de mensagens e de interação com a mídia por parte de associações profissionais de enfermagem.
Métodos:
Estudo qualitativo de tipo descritivo com base em entrevistas semiestruturadas com dirigentes de cinco associações profissionais de enfermagem de Portugal. Os dados foram sujeitos à análise de conteúdo temático.
Resultados:
As associações de regulação e sindicalismo recorrem a serviços de relações públicas e referem mais estratégias de interação com jornalistas. As associações de especialização profissional interagem com menor frequência e preferem as redes sociais para publicarem as suas mensagens. O trabalho voluntário e a reduzida profissionalização da comunicação de associações especializadas tendem a uma postura de retração da enfermagem para com a mídia.
Considerações finais:
Fatores organizacionais e culturais poderão ajudar a explicar o acesso limitado da enfermagem à mídia. O recurso a estratégias de renovação, cooperação e educação permitirá superar algumas das limitações vividas por essas associações.
Descritores:
Enfermagem; Sociedades de Enfermagem; Sindicatos; Organizações de Normalização Profissional; Comunicação Social